terça-feira, 25 de março de 2014

Vitoria do grupo Sarney agora só depende de Arnaldo Melo... 


Se os deputados insistirem num tal acordo que prevê para a Assembleia a vaga de governador indireto, presidente da Casa pode levar o grupo, involuntariamente, a uma derrota histórica nas eleições de outubro. Por isso as conversas se intensificaram nos últimos dias, envolvendo, inclusive, lideranças de peso do grupo Sarney


Roseana e Arnaldo Melo: em busca do entendimento
Ninguém pode acusar o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), de ter causado esta situação política que o grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB) enfrenta hoje.
Não, a culpa definitivamente não é dele! É das contingências políticas resultantes de outras articulações.
Mas todos no grupo têm convicção – inclusive o próprio Arnaldo Melo – de que a eventual vitória nas eleições depende do deputado, da sua grandeza e do seu desprendimento.
E foi por isso que o grupo tem mobilizado suas principais lideranças a conversar com ele, incluindo aí o ex-presidente José Sarney.
Há duas questões em jogo.
A primeira: Roseana Sarney não quer ser mesmo candidata a senadora, e só admite disputar o cargo – agora reforçada com pesquisas que lhe apontam  na dianteira – se conseguir eleger o secretário Luis Fernando Silva (PMDB) indiretamente na Assembleia.
A segunda: exatamente para eleger Luis Fernando é que o grupo precisa do desprendimento de Arnaldo Melo; de sua grandeza política e experiência parlamentar para compreender que seu desejo pessoal de ser governador pode inviabilizar o projeto coletivo do grupo.
E levar a uma derrota histórica.
José Sarney respeita Arnaldo Melo, percebe a sua grandeza política, por isso o procurou.
Segundo apurou o blog, o presidente da Assembleia mostrou-se compreensivo com Sarney, mas disse existir um acordo entre os deputados segundo o qual, para eleger Washington Oliveira para o TCE, a Casa garantiria a vaga de governador indireto.
E é este acordo – dos deputados – que Arnaldo mostra-se relutante em quebrar, devido à pressão dos próprios colegas.
Mas na conversa com o ex-presidente, o próprio Melo reconheceu a delicadeza do momento político e da importância da unidade para fortalecimento do projeto do grupo nas eleições de outubro: eleger governador e senador.
Por isso ele aceitou o convite da governadora Roseana Sarney para jantar.
Mas esta é uma outra história…
blog do Marco Deça