domingo, 6 de julho de 2014

A partir de hoje candidatos a governador podem iniciar campanha eleitoral 

Flávio Dino candidato a governador pelo PCdoB
Os seis candidatos que disputarão a sucessão da governadora Roseana Sarney (PMDB) na eleição de outubro deste ano estão liberados a partir de hoje para levar às ruas suas campanhas eleitorais.
De acordo com o calendário definido pela Lei das Eleições e regulamentado por resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir de hoje Edison Lobão Filho (PMDB), Flávio Dino (PCdoB), Zeluís Lago (PPL), Josivaldo Corrêa (PCB), Luis Antônio Pedrosa (PSol) e Saulo Arcangeli (PSTU) podem realizar comícios, fazer caminhadas, carreatas, usar carros de som para propagar jingles e propostas e usar a internet, desde que sem pagar para divulgar suas candidaturas.
A única exigência para isso é que já tenham montado os comitês de campanha e conseguido o número de CNPJ que possibilita a abertura de contas bancárias para as chapas. "Sem o CNPJ e sem a conta no banco, as coligações não podem fazer gastos", explica o advogado Carlos Lula, especialista em direito eleitoral.
Por conta dessa vedação, os primeiros dias de campanha no Maranhão devem se limitar a caminhadas, já que todos os candidatos registraram candidaturas praticamente no fim do prazo legal, que expirou ontem.