segunda-feira, 7 de julho de 2014

Você recolhe o seu lixo?

Atitude dos japoneses tornou-se exemplo de civilidade no Brasil


Na sociedade japonesa existe o costume de deixar os sapatos do lado de fora da casa para impedir que qualquer tipo de sujeira entre no ambiente. O hábito é uma herança cultural que mostra educação e se estende aos locais públicos que os japoneses frequentam tanto dentro como fora do país.
Durante a Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil, torcedores do Japão mostraram uma exemplar atitude de civilidade. Após o término dos jogos da sua seleção contra a Grécia e a Costa do Marfim, recolheram o lixo deixado por todos nas arquibancadas dos estádios. Eles distribuíram dezenas de sacos plásticos azuis que durante a partida se destacavam em meio à torcida e depois serviram para armazenar embalagens e restos de comida.
Os japoneses disseram que recolher os resíduos é muito comum no país deles e até se assustaram com a repercussão que sua atitude teve no Brasil, como se estivessem fazendo algo raro. Será que é realmente assim que o povo brasileiro pensa? Ou seja, que é normal deixar o lixo para trás? E que é diferente se preocupar em tornar o ambiente agradável ao próximo que irá usá-lo?
Infelizmente, presenciamos exemplos de desrespeito ao próximo e ao bem público todos os dias. Pessoas deixam restos de comida no transporte público, jogam embalagens pela janela do carro, não retiram a bandeja do almoço da mesa na praça de alimentação dos shoppings, grudam chicletes em poltronas e paredes, entre outras ações mal-educadas. O pior é quem faz isso não sente o menor desconforto consigo mesmo ou com o outro e não tem nenhum pudor em agir assim e danificar os bens comuns.
A atitude dos amigos de uma nação tão distante geograficamente nos mostra que é importante ter o mínimo de civilidade e educação com a outra pessoa que usará o mesmo serviço ou pisará na mesma calçada. Por isso, inspirados neles, brasileiros ajudaram a recolher o lixo no estádio naquele dia, o que demonstra uma instantânea tomada de consciência.
O que precisamos agora é tornar essa ação duradoura. Boas condutas e respeito mútuo trazem harmonia às relações humanas. Não custa nada levar uma sacola plástica para coletar o lixo produzido ao longo de um dia de lazer com a família em um parque ou retirar a bandeja do almoço e despejar os resíduos na lixeira, por exemplo.
Todo cidadão tem direitos a exigir e deveres a respeitar e a cumprir, mas podemos aprender com os amigos vindos do Japão uma simples e generosa lição: que a disciplina é mantenedora da ordem e o respeito gera um convívio muito mais agradável.
fonte: Folha Universal