quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Dom Vilson Basso participa de debate entre os candidatos a presidente do Brasil

O bispo diocesano Dom Vilsom Basso, à convite da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, participou na noite desta terça-feira (16), do debate entre os candidatos a presidente do Brasil, promovido pela CNBB, transmitido pela TV Aparecida de Televisão e retransmitido por todas emissoras de TV, Rádio e Internet, no segmento católico.

Participaram do debate os 8 candidatos, cujos os partidos tem representatividade no Congresso Nacional: Dilma Rouself (PT), Aécio Neves (PSDB), Luciana Genro (PSol) Levy Fidelix (PRTB), Marina Silva (PSB), Eduardo Jorge (PV), Pastor Everaldo (PSC) e José Eymael (PSDC). Não figuraram no debate, conforme legislação eleitoral: Rui Costa Pimenta (PCO). Mauro Iasi (PCB) e Zé Maria (PSTU).
 
Durante duas horas de debate, os candidatos responderam vários questionamentos sobre diversos temas. O programa foi dividido em cinco blocos e mediado pelo jornalista Rodolpho Gamberin.

No primeiro bloco os presidenciáveis responderam questionamentos feitos pela presidência da CNBB. Já no segundo bloco, foi a vez dos candidatos responderam as perguntas propostas pelo bispos, previamente escolhidos pela Conferência dos Bispos.


Dom Vilson Basso, assim como os demais bispos, fizeram uma participação pré-gravada e tiveram 30 segundos para o questionamento. O tema levado pelo bispo de Caxias foi a juventude e a pergunta direcionada para a candidata Marina Silva.

"A juventude é uma parcela importante de nossa população e sofre com a falta de oportunidade. O País é assolado pelas drogas e a violência que tem dizimado, matado mais de 50 mil jovens todos os anos. Chega de violência e extermínio de jovens. No vosso programa de governo, quais as propostas concretas para a superação da violência e de combate às drogas. Porque a juventude que viver com dignidade e esperança!? Indagou Dom Vilsom

No nosso programa de governo, a juventude é tratada como ela merece; que ela possa ter os meios necessários para desenvolver suas potencialidades. Algumas questões são fundamentais para tratar adequadamente o tema da juventude. Que ela possa ter acesso à educação de qualidade. Educação que gere igualdade de oportunidade, para que as pessoas possam ter uma ocupação decente. Possam ser adequadamente respeitadas como sujeitos de direito. Outro aspecto importante é que se crie um ambiente favorável para que se possa ter acesso ao emprego; para que possa ter acesso ao lazer, para que se possa ter acesso aos meios de uma vida digna, possa constituir uma família. O combate à violência é fundamental, porque de fato, se não tivermos um sistema de segurança que seja capaz de combater o tráfico de drogas, o tráfico de armas e tudo aquilo que promove a violência, a nossa juventude continuará sendo ceifada. Cerca de 6 mil pessoas são assassinadas por ano, a maioria jovens. Nós vamos juntos com os governos dos estados, ajudá-los a combater a violência que hoje está nas costas apenas dos governos dos Estados, para que a nossa juventude seja protegida, as famílias sejam protegidas"...., respondeu a candidata do PSB.

No terceiro bloco as perguntas foram feitas por jornalistas de emissoras católicas. Já no quarto bloco, os candidatos fizeram os questionamentos para seus opositores e no último bloco houve as considerações finais dos convidados.

fonte Mano Santos/NOCA