quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Atenção para a revisão cadastral do Bolsa Família 


A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, alerta as famílias caxienses para que atentem ao prazo de encerramento da revisão cadastral do Bolsa Família. Isso porque o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) determinou para o dia 12 de dezembro o fim do período para que comuniquem qualquer alteração. Caso não o façam dentro do prazo, terão o benefício suspenso.

Segundo informações da Secretaria de Assistência Social, apenas os beneficiários que receberam avisos no extrato de pagamento do programa sobre a necessidade de atualização dos dados devem comparecer a unidade do Bolsa Família, localizada no Centro de Cultura.

A atualização cadastral é um dos mecanismos de controle do Bolsa Família . Qualquer alteração – como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar ou composição familiar – deve ser comunicada à gestão municipal. E, a cada dois anos, o responsável pelo benefício precisa atualizar ou confirmar seus dados junto à Prefeitura, para que continue recebendo o pagamento do programa.

No Maranhão, de acordo com censo do MDS, um pouco mais de 35% das famílias convocadas ainda necessitam comparecer para comunicar as alterações, somando cerca de 28 mil usuários.

Até outubro, 674,1 mil famílias beneficiárias do Bolsa Família já haviam atualizado suas informações junto às Prefeituras de todo o país. Esse total representa 53,7% do público de 1,2 milhão que deve passar pelo processo de revisão dos dados em 2014. Cerca de 580 mil famílias ainda devem atualizar seus cadastros em todo o país.