segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Os 70 anos da Igreja Assembléia de Deus em Caxias 
Templo da Igreja Assembléia de Deus na Vila Alecrim/Caxias
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus foi fundada no Brasil em 1911, em Belém do Pará, por dois jovens de origem sueca, membros da Igreja Batista em seu país. Daniel Berg e Gunnar Vingren deflagraram o maior movimento pentecostal da história contemporânea da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil.

Há exato 70 anos, quando a pequena Caxias ainda não tinha começado a se desenvolver, chegava aqui o pastor Diolindo Correa da Silva para fundar a Assembleia de Deus no municipio. O trabalho, segundo informações, começou com o histórico culto no dia 10 de novembro de 1944.

Não há mais detalhes de quem estava com o pastor Diolindo naquele início dos trabalhos de evangelização. Sob as bençãos do Senhor Jesus, os irmão começavam a semear a palavra de Deus no território caxiense. 

Seis anos depois, isto é, em 1950, agora na liderança do pastor Francisco Proêncio de Alencar, que assumira o pastorado, para a honra e gloria do nome de Jesus, a congregação da Assembléia de Deus começa à aumentar o numero de congregados. 

A igreja crescia - já eram mais de centenas de servos do Senhor na sede - e se expandia também nos povoados vizinhos. 

Chegaram os anos 70 e o velho guerreiro pastor Mansueto Alves Franco falece em 1974 enquanto orava dentro do quarto, após a realização de uma escola dominical. Depois do seu falecimento, assume em seu lugar no mês de março daquele ano o pastor João Batista de Amorim, que assumiu a presidência e com ele veio o sonho da conclusão do Templo Central e da Casa Pastoral na rua Manoel Gonçalves. Até hoje, Amorim foi o pastor que mais tempo ficou a frente da AD, foram no total 16 anos, periodo no qual os trabalhos de expansão do evangelho em Caxias cresceram consideravelmente. 

De 1990 a 1995 assume o pastor Carlos Augusto Carneiro Rocha, com seu espírito empreendedor, cheio de sabedoria e graça do Espírito Santo e grande amor por missões, alavanca ainda mais o crescimento da igreja. Na sua administração aumentou o numero de congregações e também o numero de obreiros, entre pastores, evangelistas, presbíteros, diáconos e missionários. O pastoreio de Carlos Augusto ficou marcado pela construção do novo templo central da Igreja Assembléia de Deus, inaugurado no dia 05 de fevereiro de 1992. 

Sob as bençãos de Deus e o comando do pastor Caetano Jorge Soares desde o ano 2000, a Igreja segue fiel à doutrina dos apóstolos, guiada a cada dia pelo espírito da verdade que distribui como lhe convém, a cada crente, os dons espirituais tão necessários à caminhada vitoriosa, testemunhando de Cristo a este povo que, em trevas, tateia sem rumos.

Atualemente a Igreja Assembléia de Deus de Caxias, segundo dados do IBGE, conta com aproximadamente dez mil fiéis, espalhados em noventa congregações que são distribuidas em 22 áreas. Vinte e três pastores e duzentos diáconos tomam conta do rebanho assembléiano do Senhor Jesus no municipio. 

Nota do Blog: “Em 2014, ano em que a Assembléia de Deus completa 70 anos, os irmãos em Cristo tem a convicção do que já foi feito e, se aqui chegamos, é porque o Senhor Jesus tem sido bom e misericordioso conosco. Uma caminhada de 70 anos é feita com muitos pés, entre eles o Pr. Diolindo Corrêa da Silva, Francisco Proêncio de Alencar, Boaventura Pereira de Sousa, Antonio Meton Soares, Daniel Campos e Nestor Henrique de Mesquita, congregacionais e de homens e mulheres chamados por Deus. ‘Até aqui nos ajudou o Senhor’. (I SAMUEL 7.12)”.