quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Profissionais da Saúde recebem oficina durante campanha “16 Dias de Ativismo

Liana Coutinho, primeira dama e secretária da Mulher
Seguindo a programação da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, na manhã desta terça-feira (2), a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e o Centro de Referência e Atendimento a Mulher, realizaram uma oficina direcionada aos profissionais da área da Saúde do município de Caxias.

A atividade aconteceu na sede da Oficina Escola de Artesanato, localizada na Rua Manoel Gonçalves, centro. Enfermeiros, assistentes sociais do Hospital Geral, Hospital Infantil, maternidade Carmosina Coutinho, SAMU, tiveram a oportunidade de se qualificar, atualizar e conhecer a importância da Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência do Município.
  
Com o tema “Instrumentais para o combate à violência contra as mulheres”, a atividade teve início com a fala da secretária da Mulher, Liana Lobato Coutinho, apresentando a campanha “16 Dias de Ativismo”.

Em seguida a secretária adjunta da Mulher, Valdênia Menegon, iniciou uma dinâmica com todos os profissionais presentes conhecida como a “Dinâmica do Barbante”, onde todos se apresentaram por nome e local de trabalho e o objetivo era a identificação das dificuldades encontradas nos atendimentos à mulher vítima de violência formando uma rede. A rede simbolizou o trabalho que pode ser desenvolvido em conjunto e assim facilitar o andamento dos processos através da padronização dos procedimentos normativos relacionados à notificação compulsória e à vigilância em saúde no âmbito do SUS.


Após a dinâmica, seguiram-se as atividades desenvolvidas por Antônio Soares Júnior, psicólogo do CREAM e técnico do Núcleo de Projetos da secretaria e Suany Froz assistente social e técnica do Núcleo de Projetos e pela coordenadora do CREAM, Ednalva Ribeiro.

A oficina consistiu também em apresentar a legislação da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8.069/90, Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741/03, Lei Maria da Penha - Lei 11.340/2006, Lei de Notificação Compulsória da Violência contra a Mulher – Lei 10.778/03, Lei 6.259/1975, PORTARIA Nº 104, de 25 de janeiro de 2011, outras Portarias.
 
16 Dias de Ativismo

É uma mobilização mundial, educativa e de massa, que visa o combate a todas as formas de violência contra as mulheres, bem como se constitui uma ferramenta de consolidação dos direitos humanos das mulheres.

A ação tendo como objetivo atuar como uma estratégia de mobilização e sensibilização da sociedade para a violência contra as mulheres e de instituições e agentes governamentais para a necessidade de implementação de políticas e serviços de prevenção da violência e de atendimento às mulheres que vivem em situação de risco de violência e para a efetiva implementação da Lei 11.340/2006, comumente conhecida como Lei Maria da Penha.

as informações são da ASCOM