segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Milhares de pessoas participaram da procissão e do levante do mastro de São Sebastião


Milhares de pessoas participaram na tarde deste domingo(11) da procissão e do levante mastro de São Sebastião. O evento é realizado há mais de 50 anos e marca oficialmente a abertura dos festejos de São Sebastião no municipio. A festa começa cedo, com a retirada da arvore na reserva ecológica do Inhamum, após um breve descanso para o almoço, as 15h o cortejo sai do bairro Pirajá e percorre varias ruas do centro da cidade até o largo que leva o nome do santo onde o mastro é fincado. 

Desde a morte de uma pessoa durante o levante do mastro, em 2007, por medida de segurança o fincamento é feito através de um guindaste. Antes, o levantamento era realizado pelos próprios fiéis, por meio de corda.

Os organizadores do evento, em vão,  tentam conscientizar as pessoas quanto a ingestão exagerada de bebida alcoólica, mas não conseguem. Mais da metade dos participantes da procissão do mastro ingerem álcool sem moderação, aumentando o risco de acontecer acidentes. A festa religiosa é misturada com carretinhas de sons tocando forró, suwingueira e reagge durante a procissão.