segunda-feira, 9 de março de 2015

É alta a rejeição ao nome de Roseana Sarney em São Luis


Os números da pesquisa Conceito divulgados na sexta-feira (6) mostram que, se ainda pensam em contar com a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) para trabalhar uma candidatura própria á Prefeitura de São Luís em 2016, os peemedebista terão de trabalhar muito.

O desempenho da ex-governadora na capital está, hoje, bem aquém do registrado quando ela disputou a última eleição, em 2010.

Naquela ocasião, conquistou mais de 43% dos votos no maior colégio eleitoral do estado.

Agora, aparece com apenas 1,4% na espontânea; e marca 9,2% num cenário com Eliziane Gama (PPS) e Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

No quesito rejeição, a peemedebista tem a maior: 40%.

Isso sem contar o fato de que a ex-governadora excluiu-se de qualquer debate político após o fim do seu mandato, passando uma temporada nos Estados Unidos – de onde deve voltar em mais um mês.

Essa confluência de fatores – aliada ao incômodo da citação na lista da Lava Jato – torna ainda mais difícil pensar no nome de Roseana como opção do PMDB para 2016.

Lobão Filho melhor

O melhor nome do PMDB, segundo o Instituto Conceito, é o do suplente de senador Edison Lobão Filho.

Recém-saído de uma eleição na qual conseguiu mais de 33% dos votos em São Luís, ele aparece na pesquisa com 11,7% e rejeição menor que a da própria ex-governadora e que a do prefeito Edivaldo Júnior.