sexta-feira, 6 de março de 2015

Lei Orgânica do Município de Caxias será apresentada na Câmara Municipal 


Durante os trabalhos legislativos desta semana na Câmara Municipal de Caxias a presidente da Casa, vereadora Ana Lucia Ximenes anunciou que a Lei Orgânica do Município será apresentada na próxima sessão. Foi feita uma revisão e atualização na Lei Orgânica com base nas Leis Federais e Estaduais.

Em vários anos de existência da Lei atual, várias mudanças aconteceram na Constituição Federal e Estadual, portanto houve a necessidade de uma atualização ampla da Lei Orgânica do Município, no sentido de adequá-la às novas realidades do País e de Caxias, pois a mesma, segundo alguns vereadores, está muito defasada.

A atualização da Lei Orgânica irá mexer com toda a sociedade caxiense, em vários quesitos como: os impostos, as isenções, a questão do meio ambiente, os prédios públicos, entre outros pontos muito polêmicos, que os vereadores irão discutir durante as sessões. 

Entenda

O que é a Lei Orgânica ?

A Lei Orgânica é uma lei genérica, de caráter constitucional, elaborada no âmbito do município e consoante as determinações e limites impostos pelas constituições federal e do respectivo estado, aprovada em dois turnos pela Câmara de Vereadores, e pela maioria de dois terços de seus membros.
 
É o instrumento maior de um municipio. Nela estão contidos os mais diversos princípios que norteiam a vida da sociedade, numa soma comum de esforços visando o bem-estar social, o progresso e o desenvolvimento de um povo
 
No âmbito municipal a Lei Orgânica foi aprovada seis meses após a promulgação das constituições estaduais, que por sua vez tiveram um prazo de um ano para serem aprovadas, depois da promulgação da Constituição de 1988.