quinta-feira, 30 de abril de 2015

Mortalidade infantil na Maternidade Carmosina Coutinho em debate na Câmara Municipal 


Com a finalidade de buscar soluções para o grave problema das mortes de recém-nascidos na Maternidade Carmosina. Na sessão desta quarta-feira na Câmara Municipal vereadores da situação e oposição abordaram o assunto do alto índice de mortalidade, baseando-se no programa da TV Record exibido na noite de segunda-feira, 27. 

A pauta foi iniciada pelo vereador Catulé, da tribuna, o parlamentar oposicionista expôs a sua indignação sobre a triste realidade do ocorrido na Maternidade Carmosina Coutinho, em alguns momentos do pronunciamento, bem ao seu estilo, o edil, que durante muitos anos pertenceu ao grupo dominante da política local, tentou atacar e desmoralizar o prefeito Léo Coutinho, fazendo comparações com uma passagem bíblica do antigo e novo testamento, acrescentou ainda que a Casa deve tomar providencias urgentes em relação ao caso das mortes de crianças que chocou o Brasil através do Programa da TV Record. 

O vereador Mario Assunção usou a tribuna e rebateu os números da reportagem  da TV Record, disse ainda que a entrevista com o prefeito Léo Coutinho foi gravada no mês de janeiro no pátio do Quartel da PM na ocasião da posse do novo comandante do 2BPM. O governista fez um pronunciamento com dados, mostrando números do que de fato ocorreu e vem ocorrendo na Maternidade Carmosina Coutinho. Assunção não se omitiu e disse que cada vereador, eleito pelo voto popular tem como atribuição investigar as causas das mortes fetais e infantis registradas naquela unidade hospitalar administrada pelo Executivo municipal. 

A presidente Ana Lucia esclareceu alguns questionamentos levantados pelos vereadores em relação ao tema do Programa da TV Record e destacou que a Saúde do municipio deve trabalhar muito para diminuir a mortalidade infantil na Maternidade Carmosina Coutinho, não levando em consideração se a mãe do bebe é de São João do Soter, Aldeias Altas ou de outros municípios pertencentes a macroregional de Caxias.