quarta-feira, 1 de abril de 2015

Você sabe quando e por que surgiu o Dia da Mentira? Descubra

Foto: Reprodução
Nesta quarta-feira (1º) é celebrado o dia da mentira, data que inspira pegadinhas em todo o mundo. Até grandes empresas (como Google, Nokia e Samsung) já se renderam à data e contaram suas “mentirinhas” aos consumidores. Mas você já parou para pensar no motivo de o 1º de abril ser considerado o tão badalado dia da mentira?

Sobre isso existem varias teorias e nenhum consenso. A teoria mais aceita entre os estudiosos e pesquisadores, contudo, afirma que o 1º de abril virou o dia da mentira por um decreto do imperador Júlio César, que se revoltou após uma batalha perdida pelo seu exército justamente em um 1º de abril. Com medo de perder credibilidade, Júlio César mandou comunicar em todo o império que aquele dia [1º de abril] era o dia da mentira. Para que ninguém acreditasse quando o exército rival saísse contando sobre a vitória contra ele... Tá, vocês venceram. Essa historinha é mentira.

Na verdade, a teoria mais aceita (agora é sério) afirma que a brincadeira surgiu na França, no reinado de Carlos IX (1560-1574). Desde o começo do século XVI, o ano-novo era comemorado em 25 de março, com a chegada da primavera. As festas, que incluíam troca de presentes e muitas festas, duravam uma semana, terminando em 1º de abril. Eis que em 1562, contudo, o papa Gregório XIII (1502-1585) instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão – que ficou conhecido como calendário gregoriano – em que o ano-novo caía em 1º de janeiro. Só que o danado do rei francês só começou a obedecer ao decreto papal dois anos depois, em 1564. Mesmo assim, muitos franceses ainda resistiram à mudança, ou simplesmente esqueceram, e mantiveram a comemoração na antiga data.

Alguns engraçadinhos começaram a ridicularizar essa resistência à mudança enviando aos conservadores adeptos do calendário antigo – que foram apelidados de “bobos de abril” – presentes estranhos e convites para festas que não existiam. Com o tempo, a “zoeira”, que desde aquela época não tinha limites, firmou-se em todo o país, depois conquistando o mundo.

E você? Já contou sua mentirinha hoje?