segunda-feira, 22 de junho de 2015

Governador, deputados e servidores garantem o sucesso do Arraial do Gedema 

Agencia Assembleia

O governador Flávio Dino (PCdoB) prestigiou o Arraial do Gedema (Grupo de Esposas dos Deputados do Maranhão), que aconteceu nesta sexta-feira (19), no Espaço Renascença. Ele parabenizou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), e a presidente do Gedema, dra. Cleide Coutinho, pela realização do evento, que se consagrou como mais um palco para os ritmos e cultura maranhenses.

A participação ativa também de diversos deputados, de autoridades de várias esferas e dos servidores, além de familiares e de alunos da Creche Sementinha, garantiu o sucesso do Arraial do Gedema, batizado de Arraial do Povo. A presidente do Gedema, Cleide Coutinho, e demais integrantes da entidade recepcionavam os convidados e os primeiros a chegar foram o presidente Humberto Coutinho (PDT) e o vice-presidente Othelino Neto (PCdoB).

Os participantes elogiaram a programação, com destaque para os ritmos do São João Maranhense, e se divertiram ao som de forró de pé de serra, quadrilhas, Boi Barrica e Boi de Maracanã. O deputado Antônio Pereira (DEM), por exemplo, enfatizou a grande presença de público e a variedade da programação, destaque feito também por outros parlamentares presentes, a exemplo de Stenio Rezende, Fábio Macedo (PDT), Rogério Cafeteria (PMN), Eduardo Braide (PMN), Junior Verde (PRB), Levi Pontes (SD) e Fabio Braga (), acompanhados das esposas e filhos.

Várias autoridades de outras esferas estiveram presentes também, como o deputado licenciado Neto Evangelista (PSDB), que é secretário de Desenvolvimento Social do Estado; o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, e a secretária de Segurança Alimentar de São Luís, Fátima Ribeiro.

Até ex-deputados prestigiaram o evento, a exemplo do ex-presidente Tatá Milhomem, que aproveitou a confraternização para rever os amigos. Milhomem disse que o Arraial do Gedema privilegiou os ritmos e a cultura maranhenses. O ex-vereador por São Luís, Marcelo Bezerra, foi outro que prestigiou o Arraial do Povo.

MUITA ANIMAÇÃO

A festança junina no Arraial do Povo da Assembleia Legislativa começou por volta das 19h30, com a apresentação das danças folclóricas dos alunos da Creche Escola Sementinha, que deram um show de animação no salão do Espaço Renascença. Em seguida, a banda Mistura Fina fez um alegre show com repertório junino, músicas maranhenses e forró. 

A quadrilha Fogo do Sertão, do bairro Divinéia, também fez uma bela apresentação no Arraial do Povo, junto com o Cacuriá do John, mas quem agitou mesmo o público foi o Boi Barrica, com sua orquestra e bailado em um grande espetáculo já consagrado no São João do Maranhão.

Encerrando a noite, adentrou o salão o Boi de Maracanã com suas índias e caboclos de pena. Quando o som das matracas ecoou no salão, foi um momento mágico que arrastou o público para acompanhar o bailado coreografado de uma das apresentações mais belas do folclore maranhense.

A apresentação do Boi de Maracanã contagiou o governador Flávio Dino, que foi para o meio do salão junto com os brincantes do boi e a multidão e, de matracas nas mãos, acompanhou o ritmo das toadas sem errar a marcação. Foi um momento mágico que coroou de êxito a festa junina da ALEMA.