terça-feira, 25 de agosto de 2015

Mães protestam na Câmara contra fechamento de escola no bairro Bacuri


Mães protestam na Câmara contra fechamento de escola para reforma no bairro Bacuri. O protesto ocorreu de forma pacifica e ordeira durante os trabalhos legislativos desta segunda-feira (24). “Tenho dois filhos que estudam na Escola Municipal São Raimundo e não gostaria que eles tivessem que estudar longe de casa, dependendo de transporte, é muito perigoso, do jeito que as coisas estão eu não confio”, disse Maria Oliveira. 

Além de Maria de Oliveira, outras mães, acompanhadas das crianças estiveram na sessão da Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira (24) para protestar contra o possível fechamento da escola e, para pedir o auxílio dos vereadores para que isso não ocorra. Com o fechamento para reforma, os alunos, a maioria crianças, terão que se deslocarem do Bacuri até o centro da cidade para assistirem aulas no prédio do antigo Colégio Caxiense. 

A vereadora Thais Coutinho se sensibilizou com a situação das mães dos alunos do bairro Bacuri e prometeu empenho para resolver o problema. "Eu acho um absurdo, a distância é grande. Vou tentar resolver a situação para que vocês fiquem tranquilas e seus filhos continuem estudando no Bacuri enquanto o prédio da escola é reformado", disse. 

Catulé também se manifestou diante dos protestos das mães. "O povo do Bacuri tá em polvorosa por que a escola vai ser reformada e as mães não querem que os filhos venham estudar no Colégio Caxiense por conta da distância que é um fator preocupante para elas", analisou o oposicionista.

Da tribuna o vereador Jerônimo disse que a Escola Municipal São Raimundo, no bairro Bacuri, há 22 anos serve a comunidade e destacou a importância da instituição de ensino na formação de centenas de jovens. "Vou procurar os órgãos competentes e tentar colaborar para encontrarmos a melhor saída para as mães. Na minha opinião alugar uma casa no bairro é o melhor caminho, ai os filhos não iriam sair de perto de vocês",  ponderou. 

De acordo com a presidente do Legislativo, Ana Lucia Ximenes, a Câmara assume o compromisso de intermediar uma negociação entre secretaria de Educação e mães dos alunos. Ana Lucia reiterou a importância das crianças permanecerem assistindo aulas no bairro, enquanto a escola passa pelo processo de reforma.  

A Escola Municipal São Raimundo com Educação Infantil/Ensino Fundamental fica localizada na Travessa São José no Bacuri.