quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Praça do Panteon é reinaugurada 


Com objetivo de oferecer mais espaço de lazer e convivência para a população, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretária de Urbanismo, fez a entrega na tarde desta quinta-feira (27), totalmente reestruturada, a Praça do Panteon.

"Hoje é um dia especial para os caxienses, o dia que marca a retomada de um cartão postal da cidade. A praça esta repaginada, com estilo colonial e também com um novo aspecto paisagístico", disse o secretário de Urbanismo, Acy Carvalho.


De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo, o projeto de reforma contou com a recuperação do piso, arborização do espaço e melhoria na iluminação. Além de tornar o lugar acessível e criar ambientes para diversão. Os bustos de ilustres personalidades da literatura maranhense como, Coelho Neto, Vespasiano Ramos, Gonçalves Dias e Dias Carneiro, foram recuperados.

No inicio da solenidade de reinauguração foi lido o histórico da praça, desde a época em que se chamava largo da Carolina, depois o local passou a ser chamado de largo da Cadeia. Em 1947 a praça foi construida  pelo prefeito Dias Carneiro. Em meados de 1970, o então prefeito Aluizio Lobo reconstruiu a praça e retirou todos os quiosques que nela existia. Construiu na área central um coreto e colocou uma TV para as pessoas assistirem a programação da TV Globo, único canal que era retransmitido na cidade. 23 anos depois, em 1993 o coreto foi substituído por uma fonte luminosa.

Segundo a presidente  da Câmara, vereadora Ana Lucia Ximenes, a reforma do local vai trazer melhoria na vida das pessoas. “A obra proporcionou à comunidade uma nova opção de lazer e encontro para jovens e crianças. Na nova Panteon podemos passear e até namorar. Como é lindo sentar sozinho, ficar encantado com tanta beleza e relembrar coisas boas que já se passaram. Caxias está de parabéns pela reabertura da nossa praça que vai fazer as famílias voltarem a conviver nela”, disse a chefe do Legislativo.  


O prefeito Léo Coutinho falou da importância que a praça do Panteon tem para a população caxiense. O chefe do Executivo, em suas palavras agradeceu a todos responsáveis pelo trabalho de reestruturação da Panteon, em especial ao paisagista Carlos Delgado, que cuidou de dar um novo visual para o logradouro publico. 

"Até o final do meu mandato todas as praças de Caxias serão restauradas. Daqui em pouco tempo iremos recuperar a praça da igreja de São Benedito, os brinquedos do parquinho já foram adquiridos e o pagamento efetuado para a empresa fornecedora. Depois partiremos para restaurar a praça da Chapada, que vai ser a praça modelo da cidade", finalizou o gestor. 

Participaram do ato de reinauguração da praça Dias Carneiro as seguintes autoridades: Zé Martins (vice-prefeito), os secretários: Edilson Martins (Limpeza), Junior Martins (Transportes), Pedro Mesquita (Administração), Danilo Daniel (Recursos Humanos) Vidigal Torres (Planejamento) e outros. Os vereadores, Genival Moto Peças, Paulo Simão, Irmã Nelzir, Mario Assunção, Jerônimo Ferreira e a presidente Ana Lucia Ximenes. 


Prefeito LC e demais autoridades fazem o descerramento da placa
A fonte luminosa