domingo, 2 de agosto de 2015

Prefeitura de Caxias entrega duas escolas e uma creche à população 

Piscina semiolímpica construida na U,I,M José Castro  
Em comemoração ao aniversário de 192 anos da adesão de Caxias à Independência do Brasil, a Prefeitura inaugurou neste sábado (1º) uma creche modelo, além de entregar duas escolas reformadas e ampliadas. A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Leo Coutinho, do presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, do governador Flávio Dino, além de prefeitos de cidades maranhenses, vereadores, secretários, lideranças políticas e comunidade.

A primeira obra inaugurada foi o Centro de Educação Infantil Prefeito Aluízio Lobo, que segue as normas do Ministério da Educação e foi entregue à comunidade do bairro Ponte. A unidade atenderá 250 crianças, de 3 a 5 anos, do bairro Ponte e adjacentes. A creche possui brinquedoteca, laboratório de informática, sala de leitura, espaço de socialização, além de outras atividades. Esta é a sexta creche entregue em apenas três anos da atual gestão.


Escolas
Em uma das suas falas, o prefeito Leo Coutinho enfatizou a importância de investir na educação. “A melhor maneira de comemorar data tão importante para nossa cidade é com a inauguração de uma creche e com a entrega das reformas e ampliações de duas escolas. Hoje, entregamos três unidades de ensino com recursos próprios. Vamos continuar investindo na educação para tornar a criança em uma pessoa de bem no futuro. Poucas escolas particulares do Maranhão têm a estrutura que temos em nossas escolas públicas. Ainda vamos inaugurar a UPA, o Centro de Oncologia e o Hospital do Estado. Nada mais gratificante que falar do futuro mostrando os fatos do presente. Gostaria de parabenizar o povo caxiense por esta data e agradecer a presença do Flávio Dino nessa inauguração. Parabéns Caxias pelos seus 192 anos.


As escolas Leôncio Alves, no bairro Campo de Belém, e José Castro, no Ponte,  passaram por reformas e ampliações.  No caso da primeira, a unidade possuía apenas dois pavilhões e agora tem três. Ela também está equipada com um laboratório de ciências, banheiros novos, refeitório, cantina, vestuário dos funcionários, auditório e uma quadra poliesportiva coberta para a realização de atividades físicas dos alunos. As paredes internas da escola foram pintadas com desenhos no estilo do artista Romero Brito.

Já a José Castro, teve o empenho de 25 profissionais de obras, trabalhando durante quatro meses, que utilizaram cerca de mil sacos de cimento e 35 mil tijolos, para garantir ao aluno da unidade uma melhor estrutura. Além da reforma em todo o prédio, foi construída uma piscina semiolímpica, que fará com que os alunos pratiquem atividades físicas na água. A escola ainda recebeu mais duas salas de aulas e um auditório.


Referência

O governador Flávio Dino afirmou que Caxias é uma cidade modelo na educação do Maranhão. “Hoje, Caxias possui uma aliança forte com os governos federal e estadual. A cidade tem feito sua parte, destinando recursos próprios para a realização dessas obras, e está sendo reconhecida nacionalmente, executando bem as obras. O modelo dessas escolas de Caxias é a referência que queremos implantar no projeto ‘Escola Digna’ do Governo Estadual: uma escola bonita, bem equipada e climatizada. Essa é a atitude que uma cidade por meio de seu gestor deve implantar para trabalhar em prol da população”.