quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Deputada estadual Ana do Gás pede implantação do Corpo de Bombeiros na região central do Maranhão
 
Agencia Assembleia

O mês de setembro se inicia e com ele uma preocupação de todos os maranhenses: as queimadas na região central do estado. O tema foi abordado pelo deputado Rigo Teles (PV), que é da região, e pediu a ajuda da deputada Ana do Gás (PRB), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

“Ainda no final do mês o colega deputado Rigo Teles abordou o problema das queimadas na tribuna e solicitou minha ajuda enquanto presidente da comissão e prontamente entrei com um requerimento na última semana solicitando providências”, destacou a parlamentar.

Em seu requerimento, Ana do Gás pede agilidade ao Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Segurança Pública, na implantação da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militares na cidade de Barra do Corda.

De acordo com a parlamentar, a companhia está prevista na Lei de Organização Básica do Corpo de Bombeiros do Maranhão, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Flávio Dino (PC do B) no mês de abril deste ano.

DADOS

O Maranhão é o quarto estado do Brasil com maior número de queimadas em 2015. Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontam ainda a cidade de Mirador como a segunda do país com mais focos de incêndios este ano.

O ano de 2015 ainda nem acabou e já são 4.343 focos no nosso Estado. “E a situação pode se agravar ainda mais, pois os períodos sem chuva estão cada vez mais prolongados, por isso é preciso evitar”, aponta a deputada.

Além do período de estiagem, existe ainda no estado a cultura de queimadas para limpar o terreno, que muitas vezes saem de controle e causam danos ambientais.

A parlamentar explica que a implantação de uma companhia do Corpo de Bombeiros em Barra do Corda vai beneficiar ainda os moradores de Formosa da Serra Negra, Tuntum, Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão, Joselândia, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra e Itaipava do Grajaú. “Só a população desses nove municípios já justifica a existência de um grupamento na cidade”, frisou Ana do Gás.

No documento apresentado, a deputada argumenta ainda o fato da cidade de Barra do Corda atrair muita gente por conta dos banhos de rios e das cachoeiras em seus arredores. “A companhia do Corpo de Bombeiros no local vai garantir não só o combate e a prevenção de queimadas como também vai dar mais segurança aos banhistas que buscam lazer nas águas dos rios Corda e Mearim”, finalizou.