quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Resenha da sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (09) 


A sessão ordinária realizada no plenário da Câmara Municipal nesta quarta-feira (09), foi tranquila. Pelo visto os edis vão discutir internamente (entre eles) a mudança do Regimento Interno da Casa, principalmente a questão sobre o voto secreto para a escolha dos membros da Mesa Diretora, pois nos trabalhos de ontem, nenhum vereador teceu qualquer tipo de comentário sobre o assunto que praticamente dominou a ultima sessão realizada antes do feriadão da Independência.

A presidente Ana Lucia Ximenes iniciou a sessão parabenizando a vereadora Benvinda, aniversariante do dia. "Parabenizo a vereadora Benvinda que hoje está aniversariando ou mudando de 'era' como é o costume da gente falar. Parabéns mais uma vez e muitos anos de vida", desejou a chefe do legislativo caxiense.

No pequeno expediente o vereador Fábio Gentil foi o primeiro a falar. O edil oposicionista questionou o não funcionamento dos climatizadores de ar da Escola José Castro. "É inadmissível alguém do poder publico não tomar nenhum tipo de providência. As crianças estão deixando de assistir aula porquê não estão suportando o calor. É preciso que a Secretaria de Educação resolva a situação, pois os alunos estão sendo prejudicados", disse Gentil. 

O vereador Durval Junior rebateu o pronunciamento de Fábio Gentil jogando a responsabilidade sobre a questão do não funcionamento dos climatizadores da Escola José Castro para a Cemar. "Tenho outro posicionamento diferente do que o nobre colega Fábio Gentil falou. A responsabilidade toda é da Cemar que não coloca transformadores com capacidade para suportar o consumo de energia dos ar condicionados. O problema é só isso, e a Cemar é que tem que resolver", ponderou o parlamentar governista.

A vereadora Fátima da Baixinha mais uma vez fez questão de agradecer ao prefeito Léo Coutinho pelas obras realizadas pela prefeitura na Baixinha. Fazendo uso da palavra no pequeno expediente a edil enfatizou. "Em oito meses de mandato quero agradecer ao prefeito Léo Coutinho por ter atendido minhas solicitações. A Baixinha está limpa, tem asfalto nas ruas e ótima iluminação publica. Eu, em nome de todos os moradores, só tenho a agradecer ao prefeito Léo pelas realizações que foram feitas no bairro", disse. 

Em tom irônico, a vereadora Benvinda disse que o prefeito Léo Coutinho é gestor de todo o municipio de Caxias, não somente do bairro Baixinha, e pediu  que as obras, elencadas pela vereadora Fátima, fossem realizadas em outros bairros da cidade, que também estão necessitando de melhorias. 

O vereador Mário Assunção falou e explicou sobre a situação de 03 escolas estaduais que estão enfrentando o mesmo problema da Escola José Castro, a falta de funcionamento dos climatizadores de ar nas salas de aula. Mário disse que nas escolas João Lisboa, Santos Dumont e Inácio Rocha (São João do Soter), os climatizadores não funcionam porquê não suporta a carga de energia oferecida pela Cemar. "É muito pouca a carga de energia e não tem como funcionar. Mas a gerência regional de Educação já enviou oficio para a Cemar solicitando que novos transformadores sejam instalados nas áreas onde acontece queda de energia e que está gerando todo esse desconforto para os alunos, assim também como vem acontecendo na escola José Castro", explicou. 

No decorrer da sessão, enquanto a presidente Ana Lucia fazia a leitura da ordem do dia, uma mulher quis se manifestar, ela estava acompanhada de um funcionário do vereador Fábio Gentil. A senhora se levantou na galeria e disse que queria falar, deu para ouvir que a mesma desejava tecer algum comentário sobre um galpão. A presidente respondeu a solitária manifestante do plenário da Casa, dizendo que ninguém poderia se manifestar, pois somente os vereadores podem fazer uso da palavra durante a realização dos trabalhos legislativos.