sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tiro de Guerra de Caxias completa 70 anos de fundação

por Manuel de Páscoa Teixeira

Fundado em 31 de outubro de 1945, após a segunda grande guerra mundial, o solo caxiense foi premiado com a construção do TG nº08-006, na época localizado no largo de São Sebastião.

Logo depois na 1ª administração do tenente Aluízio de Abreu Lobo, a pedido do então sargento, Antonio Pedro Carneiro, foi construído em solo de guerra no planalto do Morro do Alecrim, a sua sede oficial.

O sargento Lourival da Silva Burlamaque, foi o primeiro comandante do TG 194, 70 anos depois, o TG com a numeração 08-006, está sob o comando do subtenente Augusto Franklin Barbosa. 


Na solenidade de comemoração das Bodas de Vinho, realizada na manhã desta sexta-feira (30), estavam presentes na sede da instituição, o comandante da Polícia Militar, Ruy Fernandes, da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Lindomar, e demais militares do exercito. 

Também presentes no palanque oficial, três reservistas de tempos passados. Os senhores Luís Dias e Juciê Mourão da turma de 1957 e Manoel de Pascoa, da turma de 1973, que fez um pronunciamento em honra a memória dos nossos antepassados, parabenizando os jovens pela prestação do serviço militar e carinhosamente convocou os militares presentes, para recuperar a nossa fauna, a flora e o querido caxiense que se encontra muito doente, o precioso Rio Itapecuru. 

 Logo após, houve o pronunciamento do secretário municipal de segurança pública do município. Estavam presentes no ato também, o presidente da ASLEAMA, Edson Amâncio e a diretora do Memorial da Balaiada, professora Mercilene Barbosa. Em nome de todos os caxienses, queremos parabenizar o nosso TG.