quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Relatório do Ministério da Saúde aponta 37 casos de microcefalia no Maranhão  


O Ministério da Saúde divulgou ontem novo relatório sobre casos suspeitos já registrados de microcefalia no país. Em relação ao Maranhão, o sinal continua em alerta.

Até o dia 5 deste mês, segundo o novo relatório, foram 37 os casos registrados no estado e 1.761 em todo o país.

Para se ter ideia do grau de preocupação que os números representam no Maranhão, basta comparar os dados deste ano, com os anos anteriores.

Em 2010, por exemplo, foram apenas 3 os casos; em 2011, 2; em 2012, 6 casos; em 2013, 2 casos e em 2014 outros 2 casos.


No ranking negativo do Ministério da Saúde sobre o registro de casos, o Maranhão ocupa a 8ª colocação. Pernambuco, Paraíba e Bahia, todos do Nordeste, são os estados com o maior quantitativo de casos apontados: 804, 316 e 180 respectivamente.

Os dados, do Ministério da Saúde, são alarmantes.

O Ministério da Saúde elaborou um protocolo emergencial de vigilância e resposta aos casos de microcefalia relacionados à infecção pelo Zika. O objetivo do protocolo é passar informações, orientações técnicas e diretrizes aos profissionais de saúde e equipes de vigilância. O material foi elaborado a partir das discussões entre o Ministério da Saúde e especialistas de diversas áreas da medicina, epidemiologia, estatística, geografia, laboratório, além de representantes das Secretarias de Saúde de Estados e Municípios afetados.