terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Apresentação folclórica celebra tradição do Reisado 


O festejo do Dia de Santo Reis, como é conhecido popularmente, é realizado em países católicos fazendo alusão ao momento da visita dos três Reis Magos à manjedoura do Menino Jesus, quando levaram presentes (ouro, incenso e mira) ao filho de Deus.

A celebração de Santos Reis em Caxias é uma festa tradicional que faz parte do calendário cultural da cidade. Durante todo o período são realizadas novenas e apresentações de caretas em diversas partes do município. Os eventos recebem o apoio da prefeitura municipal em infraestrutura e recursos financeiros.

Na manhã desta terça-feira (05), o festejo foi comemorado com a apresentação do Grupo de Caretas e outras Tradições Folclóricas de Caxias. O evento faz parte do calendário da Folia de Reis no municipio, com direito a músicas e danças da tradicional demonstração de cultura popular, o grupo chamou a atenção e convidou para a festa quem caminhava pela calçada da Praça da Matriz. 

"Os caretas são grupos vestidos a caráter, uma roupa de palha especifica, acompanhados de violeiro, tambor e cantadores, que saem pelas ruas batendo na porta das casas, pois nesse momento representam os pastores, ou seja, os três reis magos que pedem aos moradores a entrada para anunciar o Menino Jesus. Os moradores que os recebem em suas casas, assistem as apresentações e logo após o grupo joga uma meia, onde serão feitas as doações, que serão utilizadas para custear as festas e as orações do último dia de festejos”, disse o secretário de Cultura, Léo Barata.