terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Neste domingo (10) acontece o levantamento do mastro de São Sebastião 

                                                                            (arquivo internet)
Acontecerá neste domingo (10) o tradicional levantamento do mastro de São Sebastião. O evento religioso é organizado pela Associação dos Amigos e Devotos de São Sebastião e marca a abertura oficial das festividades, que se estenderão até o dia 20 de janeiro,  em homenagem a São Sebastião.

Milhares de pessoas participam do evento. A cada ano essa tradição tem atraído centenas de fiéis que participam com muita devoção e fá na obtenção nos milagres de São Sebastião. "Há 20 anos participo desde a alvorada às 5h em frente a capela. Vou a pés da praça da Chapada até a reserva do Ihamum e no domingo estarei presente, se Deus quiser e São Sebastião", diz o devoto Carlos Alberto Cunha. 

Confira a seguir a programação para o dia:

- 5h00: alvorada festiva em frente a capela de São Sebastião, que fica  localizada no Largo que tem o mesmo nome do santo.

- 10h00: retirada do mastro na reserva ecológica do Inhamum, seguida de caminhada até o bairro Pirajá, onde é feita uma parada para o almoço;

- 15h00: Os fiéis saem em cortejo do bairro Pirajá com o mastro, passando pelas principais ruas e avenidas do centro da cidade em direção ao Largo de São Sebastião. Durante o percurso os fiéis, que se revezam na condução do mastro, fazem uma parada de 5min na praça do Panteon para descansarem.  

- 17h00: O momento mais esperado, o levantamento do mastro de São Sebastião, que após o incidente de 2007, é feito por um guincho. 

Mais

A Associação dos Amigos e Devotos de São Sebastião pede mais uma vez que as pessoas não se excedam no consumo de bebida alcoólica, afim de que possa evitar qualquer tipo de acidente, como o ocorrido no ano 2007, quando vitimou uma pessoa e feriu outras duas.