quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Em Caxias, donos de autoescolas questionam utilização do simulador 

do G1/MA

Os donos de autoescola em Caxias estão questionando a determinação do Conselho Nacional de Trânsito sobre a utilização do simulador de direção. Para eles, o equipamento não contribui com o aprendizado e ainda pode aumentar o valor da habilitação.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou que a partir de agora quem decidir tirar a carteira de habilitação categoria “B” terá primeiro que dirigir no mundo virtual. Quem já iniciou o processo para a retirada da habilitação categoria “B” não será obrigado a passar pelo o simulador. Já as pessoas que iniciaram o processo a partir de primeiro de janeiro deste ano serão obrigadas a passar pelo o equipamento.

A determinação está gerando polêmica entre os mais de 200 proprietários de autoescolas no Maranhão. Cláudio Oliveira que é dono de autoescola já está no mercado há 16 anos e diz que se ele for se adequar a lei o custo será alto. Ele vê o simulador como uma ferramenta pedagógica e que na prática não teria muita utilidade, mas acrescenta que está disposto a cumprir o que manda o Contran.

“O simulador seria importante como uma ferramenta pedagógica na sala de aula. Já na prática, ele não é utilizado para nada porque não ajuda a reduzir acidentes e não existe nenhum estudo que comprova que o simulador de trânsito reduz o número de acidentes. Eu achei que o Contran baixou uma portaria sem planejamento. É uma dificuldade enorme para a gente preparar a estrutura. Eu não tenho estrutura preparada para isso. Ninguém tem. Então, vai haver um gasto muito grande, um aumento de preço de valores para autoescolas e consequentemente para os alunos. Os alunos vão ter dificuldade também”, comenta.

O instrutor de trânsito Celiomar Barbosa pontua que o simulador deveria se estender para outras categorias como, por exemplo, para quem vai tirar a primeira habilitação de motocicleta. “Se existe a necessidade do condutor de categoria “A”, de categoria “B” passar por um conhecimento prévio de simulação de perigo no trânsito seria necessário também ter um simulador voltado para os condutores de motocicleta que também usam o trânsito da mesma forma”, finaliza.