quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Maranhão tem três cidades entre as 10 menos desenvolvidas do pais

Pedro do Rosário, que fica a 341 km de São Luís, ficou na 5514ª posição no ranking de desenvolvimento
Pedro do Rosário, que fica a 341 km de São Luís, ficou na 5514ª posição no ranking de desenvolvimento (Foto: Divulgação )
O Maranhão tem três municípios entre os 10 menos desenvolvidos do Brasil, segundo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Foram analisados no estudo mais de 5 mil municípios brasileiros e critérios como emprego e renda; educação e saúde nortearam a pesquisa. Na 5514ª posição no ranking de desenvolvimento, Pedro do Rosário (341 km de São Luís) ocupa o 4º lugar. Em seguida, tem Marajá do Sena, em 6º, e Primeira Cruz, em 7º. A liderança do ranking ficou com a cidade Santa Rosa do Purus, que fica no Acre.

Com três cidades na lista, o Maranhão e o Pará foram os estados que mais emplacaram municípios na lista dos menos desenvolvidos do país.

A Firjan é composta por cinco organizações - SESI, SENAI, IEL, FIRJAN e CIRJ -, e atua em áreas como a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e de seus familiares. Criado em 2008, o IFDM desenvolve suas pesquisas com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

A pesquisa no IFDM está disponível no site da Firnja

Lista dos municípios menos desenvolvidos do país

1º - Santa Rosa do Purus (AC)

2º - Barcelos (AM)

3º - Portel (PA)

4º - Pedro do Rosário (MA)

5º - Santa Isabel do Rio Negro (AM)

6º - Marajá do Sena (MA)

7º - Primeira Cruz (MA)

8º - Porto de Moz (PA)

9º - Jacareacanga (PA)

10º - Gongogi (BA)