sábado, 13 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Caxias engajada na campanha nacional de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti 
 

O prefeito Leo Coutinho junto com secretários municipais, setores da Saúde, agentes de combate as endemias e agentes comunitários de saúde participaram neste sábado (13), do dia de mobilização nacional contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue, chikungunya e do zika vírus. A ação foi realizada em 353 municípios brasileiros, atendendo a uma convocação da presidente Dilma Rousseff.

“Apesar de não estarmos em estado de epidemia, todo cuidado é pouco. Recolhimento de entulhos dos quintais dos moradores, fazendo o descarte adequado e evitando possíveis locais de proliferação do mosquito. E para isso é necessário que a população e o poder público se unam nesse combate contra o Aedes”, destaca o prefeito de Caxias.


Em Caxias, o mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti aconteceu no Conjunto IPEM. A mobilização, que tem o objetivo de eliminar os focos e mobilizar a população para combater o mosquito por meio de atividades educativas, faz parte da campanha “Participe, mate o mosquito”, uma iniciativa da Prefeitura de Caxias.

“Esse é mais um momento de intensificação das ações de combate ao Aedes Aegypti, que destacamos a importância da colaboração de toda a sociedade para a campanha”, disse o secretário de Saúde, Vinícius Araújo.

Todos contra o mosquito

Durante a manhã, os moradores receberam ações conjuntas do poder público, onde eles foram orientados como proceder para manter o local livre dos criadouros do Aedes Aegypti. “É um trabalho muito bom, conscientiza a população, pois quanto mais informações mais a prevenção é fortalecida”, frisa a dona de casa Janayna Palhano.

Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Suely Guimarães, “o órgão vem intensificando as ações de combate do mosquito vetor desde o início de janeiro deste ano. Entre elas, a ‘educação e saúde’, destacando sempre orientações sobre a doença, o inseto vetor e as medidas de prevenção das doenças e controle do vetor”.

Fonte: Ascom/ Prefeitura de Caxias