segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Sessão Solene marcará abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa 


Nesta terça-feira (02), uma Sessão Solene marcará a instalação dos trabalhos legislativos de 2016 (2ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura) da Assembleia Legislativa do Maranhão. A sessão terá início às 8h30, com o hasteamento das bandeiras no Palácio Manoel Beckman.

De acordo com o artigo 3º, inciso I, do Regimento Interno, a Assembleia se reúne em Sessão Ordinária, anualmente, nos períodos de 02 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. Cada período de quatro anos de funcionamento da Assembleia Legislativa é chamado de Legislatura, que se divide em quatro Sessões Legislativas (1ª, 2ª, 3ª e 4ª), que, por sua vez, divide-se em períodos (1º e 2º).

A cerimônia será iniciada na área externa da Assembleia Legislativa, com o hasteamento das bandeiras às 8h30, chegada do presidente Humberto Coutinho (PDT) às 9h e solenidade militar às 9h20. A programação continuará no Plenário Nagib Haickel, a partir das 9h30, com a Sessão Solene de instalação dos trabalhos legislativos.

Para a abertura dos trabalhos foram convidados o governador do Estado, Flávio Dino, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Cleones Cunha, secretários de Estado e demais autoridades.

Eleição – A expectativa nesse ano é para a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017/2018. Muitas dúvidas ainda existem, mas duas certezas já existem sobre a eleição. A recondução de Humberto Coutinho a presidência da Casa e antecipação da eleição, que deve acontecer no mês de março.

A questão que ainda gera debates no parlamento estadual é a eleição dos outros oito membros da Mesa Diretora para o biênio 2017/2018.

Alguns deputados defendem que quem já está na Mesa Diretora possa ter o direito de disputar uma reeleição. Mas outro grupo de deputados, que parece ser maioria, defende que toda a Mesa Diretora seja renovada, com a exceção de Humberto Coutinho, assim como aconteceu na reeleição de Arnaldo Melo para o biênio 2013/2014.

As articulações estão acontecendo a todo vapor, resta aguardar e conferir.

fonte: Blog do Jorge Aragão