terça-feira, 1 de março de 2016

Prefeitura de Caxias apoia participação de carpideiras do Fogaréu em novela da TV Globo  


Todos os anos, a Prefeitura apoia a tradicional Procissão do Fogaréu, um verdadeiro espetáculo a céu aberto que percorre as ruas centrais de Caxias na Semana Santa. Entre as centenas de atores e figurantes, chamam a atenção as carpideiras, que são as mulheres encarregadas de rezarem e chorarem em velórios, e que inclusive farão uma participação em uma novela da TV Globo.

Cerca de 40 carpideiras participam do Fogaréu, muitas já acostumadas a participar de rezas em velórios, funerais e enterros. Uma tradição católica muito antiga. Destas mulheres, três foram selecionadas para atuarem na próxima novela das 9, “Velho Chico”:  Raimunda dos Santos, Eva Moraes e Antônia de Sousa. Todas as mulheres são moradoras do bairro Nova Caxias.


O convite para a participação das carpideiras caxienses na produção global foi feita ao vereador Léo Barata, também organizador do Fogaréu de Caxias, que irá acompanhar elas nas gravações que acontecerão no Rio de Janeiro. “Para nós, isso representa um grande avanço na área cultural, pois reconhece a Procissão do Fogaréu através de personagens daqui. E essas senhoras vão atuar em uma novela nacional. Isso é o reconhecimento de um trabalho que começou há 14 anos e que engrandece não só o nome do espetáculo, mas, sobretudo, o do povo de nossa cidade, que está bem representado”, afirma o parlamentar caxiense.

Reconhecimento

Antes da viagem para o Rio de Janeiro, que acontece nesta terça-feira (1º), o secretário de Transportes, Júnior Martins, representando o prefeito Leo Coutinho, fez questão de saudar as atrizes. “Elas prestigiam toda a nossa população. É prova viva de que não é só no Rio de Janeiro ou em São Paulo que as pessoas podem, de lá, aparecer para todo o Brasil. Caxias também exporta talentos”.

Para a aposentada Antônia de Sousa, é com muita emoção que abraçou essa oportunidade. Surpresa também para Eva Moraes, que aproveitou para agradecer a todos que apoiaram a ida delas para o Rio de Janeiro.  “Ficamos muito felizes com esse convite e prometemos fazer muito bem o nosso papel”, ratificou Raimunda dos Santos.

as informações são da ASCOM