terça-feira, 19 de abril de 2016

Vice-presidente da AL do Maranhão lamenta aprovação do processo de impeachment de Dilma Rousseff 

Agencia Assembleia 

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) lamentou, na sessão desta segunda-feira (18), a aprovação do prosseguimento do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) na Câmara Federal. “É uma página triste na história da democracia, do parlamento brasileiro. E quando me pronunciei sobre esse assunto aqui, fiz sempre questão de dizer que eu era crítico de alguns aspectos do governo petista, em especial das alianças excessivamente à direita que fez, fortalecendo e deixando valentes os monstros que hoje são os algozes do PT”, disse.
 Othelino destacou o posicionamento firme do PCdoB na luta pela democracia com a totalidade de sua bancada votando pelo estado democrático de direito. “Infelizmente, o PT, o governo do PT sofre um grave revés por conta de terem valorizado os aliados errados. Os deputados do PCdoB estavam lá, firmes com a democracia”, frisou.
O deputado destacou ainda a postura de outros partidos de esquerda, como o PDT, com a grande maioria de sua bancada, o PSOL, deputados da Rede que estavam, na Câmara, protestando contra o impeachment. “Realmente foi um momento muito feio para a história do país, onde vários deputados manifestaram votos pela continuidade do impedimento da presidente da República sem, sequer, citar o fato gerador do processo. Poucos se referiram às pedaladas. Quase todos disseram que estavam cassando por razões, eminentemente, político-ideológicas”, disse.
Othelino criticou também as manifestações que se deram no plenário da Câmara Federal contra o comunismo. “O vermelho representa o sangue da luta de muitos que se dedicaram e deram suas vidas pela liberdade, pelas lutas das causas populares. Nós só queremos com o nosso vermelho, que nos orgulha, que respeitem o Estado Democrático de Direito. Neste sentido, espero que nós possamos reagir para que o nosso país não concretize este grave retrocesso em sua história política”, disse.
Na tribuna, Othelino destacou os oito deputados federais do Maranhão que votaram pela manutenção do Estado Democrático de Direito: Rubens Júnior (PCdoB), Weverton Rocha (PDT), Waldir Maranhão (PP), Aluísio Mendes (PTN), João Marcelo (PMDB), Júnior Marreca (PEN), Pedro Fernandes (PTB) e José Carlos (PT), o único deputado federal do PT no Maranhão.
Sobre Flávio Dino
Quanto às críticas ao governador Flávio Dino (PCdoB) por conta do prosseguimento do processo de impeachment, Othelino enfatizou que ele “não foi derrotado” como tenta passar a oposição. Segundo o deputado, “quem perdeu foi o Brasil, o Estado Democrático de Direito.
“O governador foi o político que sempre foi. Teve posição e a manifestou publicamente. Teve a coragem de levantar a sua bandeira e de defendê-la até o final. Muito embora tivesse razões, fosse ele apenas olhar para o que o PT fez com ele nas últimas duas eleições de governador, para até ser solidário. Mas ele não estava falando para a ocasião; estava falando para a história. E mesmo tendo tido os constrangimentos que teve, quando o PT do Maranhão foi obrigado a não estar na coligação dele, teve a postura de defender, acima de tudo, aquilo que ele compreende e de defender a democracia”, frisou.
Segundo Othelino, Flávio é um homem de posição, diferente de outros que passaram anos se locupletando dos governos do PT,  dizendo-se representantes do PT no Estado e que agora viraram a camisa, no momento em que o governo do PT está absolutamente fragilizado.
“Assim se definem os estadistas e os covardes. Os estadistas seguem na sua linha com coragem, de forma decidida, olhando para a história. Os covardes pulam do barco quando ele ameaça afundar”, finalizou.