quinta-feira, 26 de maio de 2016

Católicos enfeitam ruas da cidade para celebrar o dia de Corpus Christi  


Dezenas de católicos que frequentam as Paróquias de Nossa Senhora da Conceição e São Benedito, passaram a madrugada desta quinta-feira (26) dedicando-se a uma antiga tradição: decorar as ruas para a procissão de Corpus Christi (Corpo de Cristo). A data, que celebra o sacramento da eucaristia, é uma das mais importantes da religião Católica e comemorada em todo o mundo.

A decoração das ruas ocorre em várias paróquias e tem se tornado uma atração especial neste dia, que no Brasil também é um feriado nacional.
No caso da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, cada segmento (jovens, cursilhistas, idosos, casais etc.) ficou encarregado de ilustrar uma mensagem no trajeto por onde passará a procissão.
"A gente acaba fazendo uma competição virtuosa, onde cada grupo procura dar o seu melhor. É, sobretudo, um ato de fé exercido com alegria", disse uma jovem que ajudou na decoração feita na rua em frente a Igreja da Matriz.

As imagens são feitas utilizando basicamente serragem, areia, café, pó de giz e alguns corantes. Com paciência, eles vão distribuindo os ingredientes sobre o asfalto até formar painéis coloridos com figuras e trechos de textos bíblicos.
A procissão de Corpus Christi na Paroquia de Nossa Senhora da Conceição ocorrerá no período da manhã e será finalizada com uma missa; mas cada paróquia tem autonomia para programar sua própria celebração da data.