segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Corpo de João Castelo chega à Assembleia para ser velado e receber homenagens 

Agencia Assembleia 

O corpo do deputado federal João Castelo chegou à Assembleia Legislativa por volta das 11 horas da manhã desta segunda-feira (12), para ser velado e homenageado por parlamentares, família iliares e correligionários. 
Familiares e vários políticos e amigos recepcionaram o corpo no Aeroporto Hugo da Cunha Machado, pela manhã cedo, e acompanharam todo o translado feito em carro do aeroporto até a funerária e em seguida, até o prédio da Casa.
O corpo chegou acompanhado pela filha Gardênia Castelo, ex-deputada estadual, e da viúva Gardênia Ribeiro. O corpo foi transladado para o interior do plenário da Assembleia por um grupo da PM e quando entrou desceu do carro foi aplaudido pelas dezenas de presentes.
O presidente em exercício da Assembleia, Othelino Neto (PCdoB), desde cedo esperou a chegada do corpo do deputado federal, na rampa de acesso ao plenário juntamente com dezenas de políticos, autoridades e populares. Othelino disse que “Castelo era um homem de personalidade forte,  de formação conservadora e sempre disposto ao trabalho” e que “mesmo aqueles que eram seus adversários reconhece a grande disposição que ele tinha para trabalhar”.
Ao velório estão previstas ainda as visitações do governador Flávio Dino (PCdoB), do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, do presidente do Tribunal de Justiça, Cleones Cunha; do presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum; e do prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, entre outras autoridades.
Entre as homenagens, haverá uma solenidade conduzida pelo pastor Waldir da Igreja Presbiteriana e a missa de corpo presente com Padre Heitor. O sepultamento será às 17 horas, no Cemitério do Vinhais, em São Luís. 
Castelo morreu aos 79 anos, na manhã deste domingo (11), em São Paulo, o que repercutiu bastante, por já ter sido antes senador, deputado estadual e deputado federal, cargo que exerceu por cinco  vezes. Foi também prefeito de São Luís e governador do Maranhão 
Natural de Caxias, João Castelo Ribeiro Gonçalves foi também prefeito de São Luís entre 2009 e 2012 e governou o Maranhão de 1979 a 1982, além de senador de 1983 a 1991. 
A mulher de Castelo, Gardênia, também foi prefeito ta da capital e a filha deles, Gardênia Castelo, foi deputada estadual.