quinta-feira, 30 de março de 2017

Zé Reis assina convênio com o Governo do Estado para implantação do 'Programa Avança' em Aldeias Altas 


O prefeito de Aldeias Altas, Zé Reis, assinou termo de cooperação técnica para implantação no município do Programa Avança. Durante solenidade no Palácio dos Leões, em São Luís, o gestor aldeiense selou compromisso que vai regularizar o fluxo escolar no município.

Com a adesão ao ‘Avança’, a Seduc, juntamente com as Secretaria Municipal de Educação, fará a seleção dos professores e capacitará esses profissionais para que sejam mediadores de intervenção pedagógica com os alunos da rede municipal. A Secretaria de Estado dará suporte com fornecimento de material de apoio didático aos estudantes, incentivo financeiro para professores participantes para organização das turmas de regularização de fluxo, além de realizar acompanhamento e monitoramento do programa, com a inserção de Articuladores Pedagógicos Municipais e Regionais.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a Seduc tomou para si o papel de liderar a educação no estado e oferecer suporte nas mais diversas frentes aos municípios maranhenses. “Em nossos levantamentos, detectamos que quase 30℅ dos nossos alunos estão fora da idade regular para cada série. Isso reflete nos indicadores. Nosso objetivo é contribuir para que os municípios aumentem a taxa de escolarização, e, consequentemente, melhorem o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], entre outros indicadores. O Programa Avança é mais uma das ações que o governador Flávio Dino vem desenvolvendo em regime de colaboração com os municípios, por compreender que ninguém consegue fazer educação de maneira isolada, sem apoio”, destacou.

O Secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, também acompanhou o ato de assinatura do convênio. “Aldeias Altas, através do prefeito Zé Reis em parceira com o Governo do Estado, certamente será um dos municípios diferenciados porque as ações do Plano Mais IDH vieram para melhorar as condições de vida da população”, ressaltou.

“O Programa Avança vai regularizar a vida escolar de alunos que estão atrasados. O que representa isso?!Após a conclusão do ciclo alfabetizador, eles terão a oportunidade de avançar duas séries do ensino fundamental e assim, concluir mais rapidamente sua alfabetização e além do mais, o governador Flávio Dino nos garantiu a construção de um Ginásio Poliesportivo com uma Academia Comunitária”, frisou o prefeito Zé Reis.

Além de Aldeias Altas o Avança está sendo implantado em outros 29 municípios do plano Mais IHD e nas cidade de Codó e Itapecuru-Mirim.