quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Agora bem ai!


Pergentino Holanda, José Arteiro e José Aírton (foto Portal Noca)  
O prefeito Fábio Gentil homenageou na segunda-feira (11), com a Comenda do Poeta Gonçalves Dias três personalidades que segundo ele, tem relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento de Caxias. A entrega das comendas aos ilustres Pergentino Holanda (colunista social), José Arteiro (Fecomércio) e José Aírton (SENAC), aconteceu na sala de reunião da Prefeitura de Caxias. Na platéia, batendo palmas para os homenageados, estavam vereadores governistas e secretários municipais. 

Pode até ser, por exercerem importantes cargos no comando de instituições no estado do Maranhão, os senhores José Arteiro, como presidente da Fecomercio, e José Aírton, como diretor regional do SENAC, com suas influências, os dois tenham contribuído de forma direta ou indireta para o desenvolvimento de Caxias e mereceram serem homenageados. 

Agora o fato que nos chamou a atenção foi a comenda entregue ao colunista social Pergentino Holanda, mais conhecido como PH. que assina a coluna do PH no jornal O Estado do Maranhão, de propriedade da família Sarney. O Blog e nenhum caxiense tem conhecimento dos tais "relevantes"  serviços prestados pelo jornalista homenageado em prol do desenvolvimento de Caxias. Talvez o único serviço prestado por PH à Caxias foi divulgar o Natal Iluminado do prefeito Cabeludo em sua caríssima (financeiramente falando) coluna no jornal do Sarney. 

O radialista e pré-candidato a deputado federal Cesar Sabá disse não entender quais os critérios usados pela Prefeitura de Caxias para homenagear alguém com a Comenda do Gonçalves Dias."Morei durante muitos anos próximo ao Colégio São Raimundo, e só pra se ter uma ideia de que titulo de cidadania e agora essa comenda não existe critérios para serem outorgados, o  seu Raimundo Quirino fundou o colégio São Raimundo em Caxias, contribuiu imensamente com a educação caxiense, mas faleceu sem ter nenhum tipo de reconhecimento pelo muito que fez pelo desenvolvimento da educação de Caxias", frisou. 

A atitude do prefeito Fábio Gentil em conceder honraria no primeiro ano mandato é vista como nefasta por alguns analistas políticos. "O prefeito tá demostrando que além de gostar de receber comenda de melhor prefeito também gosta de entregar comenda para quem nunca deu um prego numa barra de sabão por Caxias",  disse Ribamar Lopes, morador da Cidade Judiciária, acrescentando que o atual gestor fez completamente diferente da ex-prefeita Márcia Marinho, que em 2001 homenageou com a Comenda Poeta Gonçalves Dias personalidades que de fato contribuíram para o desenvolvimento social, politico, econômico, religioso e cultural da Princesa do Sertão. 

Em 2001 receberam da ex-prefeita Márcia Marinho, em concorrida solenidade realizada no Clube Alecrim, a Comenda do Poeta Gonçalves Dias. Eis alguns nomes dos homenageados: Raimundo Assunção (Dico Assunção), José Mendes Filho (Monsenhor Mendes), Jefferson Siqueira (Siqueira cantor), José Fausto Magalhães (Zeca dos Cocos), Raimunda Nunes (Tia Nazinha), Adelaide Fraga, Edmêe Assunção (Tia Edmêe), José Ribamar Corrêa, João Severo, Jorge Gonçalves, Maria Madalena (Maria Fininha), entre tantos outros que nos falha da memória. Os nomes citados verdadeiramente contribuíram para o crescimento de Caxias. 

Em tempo

Um ex-funcionário do SINDILOJAS (Sindicato dos Lojistas), informou ao Blog que o presidente da Fecomercio, José Arteiro, em 1998 fez a doação de todos os móveis para a entidade sindical caxiense que na época era presidida pelo empresário Guilherme Bezerra (in memoriam). A outra informação que nos foi repassada dão conta que a sede do SENAC, construída na avenida Luis Salles, foi sob a administração de José Aírton Batista Lopes, que continua contribuindo com o desenvolvimento de Caxias, trazendo e oferecendo para os caxienses, principalmente os jovens, vários cursos através do SENAC.       

.