quarta-feira, 25 de abril de 2018

PT é o partido mais admirado pelos brasileiros, segundo o Datafolha 


Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (24) mostra que o PT é o partido preferido dos brasileiros. De acordo com o levantamento, a legenda tem a simpatia de 20% dos entrevistados, vindo em em segundo lugar, o MDB, com 4%, seguido pelo PSDB cim 3%.
Segundo o Datafolha, a pesquisa foi feita entre os dias 11 e 13 de abril, isto é, depois da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No levantamento anterior, feito em janeiro deste ano, a preferência do partido estava em 19%.
Pelos cálculos do instituto, a preferência pelo PT cresceu 82% desde a cassação da ex-presidente Dilma em abril de 2016, quando a legenda teve a simpatia de 11% dos pesquisados naquela oportunidade. MDB e PSDB apareciam empatados com 6%.
O Datafolha investiga preferência partidária desde 1989. Na série de 26 anos, o melhor momento do PT foi em abril de 2012, quando foi citado por quase um terço dos brasileiros (31%).
Para o líder do partido no Senado, Lindbergh Farias,  a prisão política de Lula, o silêncio sobre a retirada de direitos e a piora das condições de vida do povo sob o governo Temer e a proteção recebida pelos tucanos são comparadas pela população com as notícias envolvendo o PT.
Além da simpatia, o PT vê aumentar as filiações a seus quadros. Nas últimas semanas, segundo a direção da legenda, mais de 3 mil pessoas se filiaram. O número representa aproximadamente 30% do total de 11 mil inscrições contabilizadas nos últimos quatro meses.
Na avaliação da presidenta nacional do PT, senadora Glesi Hoffmann (PR), os expressivos números representam uma forma de protesto dos brasileiros contra a condenação do ex-presidente.
“A resistência e a luta popular estão no DNA do PT. Essa capacidade de sermos resistentes, de superarmos as adversidades é o motor das nossas conquistas, dos avanços sociais nos nossos governos e o que torna o partido atrativo para todos que defendem a democracia e combatem as injustiças”, disse ela.
(Com dados da Agência PT e foto de Lula Marques)