segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Deu na Coluna Caxias em Off
Jotônio Vianna (Jornal Pequeno) 

As diretorias  

Quando ainda vivo, o ex-deputado Humberto Coutinho e a esposa Cleide Coutinho tiveram sob seus controles na região as extensões institucionais do governo do Maranhão. Entre estes as diretorias estaduais da Educação, Saúde, Agricultura, Procon, etc, etc. Após a morte de HC, o governador Flávio Dino (PCdoB) manteve os acordos e nada mudou em relação às gestões das mesmas diretorias no município. 

Os quê integram as principais forças politicas caxienses na condição de intermediários do poder, seja ele municipal ou estadual, há muito não se manifestam em publico sobre a realidade politico-partidária local.

Mas, embora em silêncio, eles são apêndices fundamentais tanto do lado do prefeito Fábio Gentil (PRB) como na condição de aliados dos deputados eleitos Cleide Coutinho (PDT), Zé Gentil (PRB) e Adelmo Soares (PCdoB). Pois bem, nos bastidores já se ouvem rumores de que aliados de Fábio Gentil e de Adelmo Soares reivindicam "um pedaço" das chefias das extensões locais do estado. Isso já era previsível, haja vista que também nos bastidores "porta-vozes" informais do deputado eleito Zé Gentil (PRB) e do colega Adelmo Soares vinham dizendo que "agora tudo está no mesmo nível. Os três são deputados, aliados de Dino, e merecem tratamento igual". 

Até agora, não se tem que ou Zé Gentil ou Adelmo Soares tenha feito injunções nesse sentido junto ao governador. Mas é a velha historia: onde há fumaça, há fogo. Assim, presume-se que se já há gente falando nisso é porquê alguém deve ter ouvido alguma coisa parecida da boca de Soares e de Gentil.