quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Fábio Gentil responde Velozo nas redes sociais e leva replica 


Do blog do Ricardo Marques 

Instigado pelo juiz Velozo, que cobrou pelo Facebook a recuperação da via lateral de acesso ao Morro do Alecrim, interditada após parte do morro desmoronar, há mais de oito meses, o prefeito de Caxias Fábio Gentil (PRB) respondeu, também pela rede social, e disse que vai atender ao pedido do magistrado, “tão logo seja concluído procedimento licitatório exigido pela legislação”. 
Em réplica – até para manter a linha “forense” da contenda –, Velozo agradeceu a pronta-resposta do mandatário municipal de Caxias, mas invocou o artigo 24, inciso IV, da Lei de Licitações, para lembrar ao prefeito que “o procedimento licitatório é dispensável, em casos de urgência e emergência.”. E tirou onda com suas tradicionais “saudações democráticas”.
Apesar do tom descontraído, a cobrança do juiz Velozo ao prefeito Gentil é pertinente e necessária, sobretudo porque alerta o gestor para uma questão que, embora premente e exposta aos olhos de todos, parece esquecida pela municipalidade.
Além disso, a manifestação de Velozo incita o necessário debate para a sucessão municipal do próximo ano. Ainda que esta não tenha sido a intenção, a cobrança pública feita pelo magistrado atiçou o ambiente político-partidário e uma eventual candidatura veloziana está posta na pauta do dia.
Não é de hoje que pessoas dos mais diversos segmentos sociais de Caxias sonham com a entrada do juiz Velozo na seara político-eleitoral. Na avaliação unânime dos observadores locais seria uma oxigenação e tanto, sobretudo num cenário estagnado, que desde os anos 80 não consegue parir uma novidade.