quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Tudo pronto para a tirada e levantamento do mastro de São Sebastião neste domingo, dia 13 

                                                                               (arquivo do blog) 
Está tudo pronto para a tirada e levantamento do mastro do tradicional festejo de São Sebastião, será neste domingo, dia 13 de janeiro. 
Após a retirada da pindaíba pela manhã na Reserva Ambiental do Ihamun, até às 15h haverá a concentração na Avenida Pirajá, próximo ao Corpo de Bombeiros, de lá o cortejo, com homens se revezando no carregamento do mastro, percorrerá as ruas centrais da cidade com destino ao Largo de São Sebastião onde em frente a capela que tem o nome do santo homenageado acontecerá o levantamento, que após o acidente ocorrido em 2007 passou a ser feito por um caminhão munck. 
Vale ressaltar que desde o ano de 2008 o levantamento do mastro é organizado pela Associação dos Amigos e Devotos de São Sebastião. Por conta do acidente que aconteceu em 2007, onde um homem morreu após ser atingido na cabeça pelo mastro que se partiu ao meio quando estava sendo erguido, e também devido ao grande numero de pessoas que ingerem bebida alcoílica com excesso, a romaria deixou de ser incluída na programação oficial do festejo de São Sebastião, já divulgada pela paroquia da igreja de São Benedito. 
Na programação oficial (ver abaixo) consta que o  festejo de São Sebastião começa no dia 17 e prosseguirá até o dia 20 de janeiro, com celebração de missa todos os dias, além de animação musical, leilão e barraca.