quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Visita do presidente da Câmara dos Deputados mostrou que Sarney perdeu o protagonismo da politica maranhense 


A visita que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez a São Luís nesta segunda-feira (7) revelou que a era do ex-senador José Sarney como líder maior da política do Maranhão foi enterrada na eleição de 2018 com a segunda derrota consecutiva para o governador Flávio Dino (PCdoB).
Ser colocado em segundo plano durante a visita de Maia, que veio a cata de votos dos parlamentares maranhenses para a sua reeleição à presidência da Câmara Federal serviu apenas para confirmar o enfraquecimento político de Sarney, um contumaz bajulador de todos os presidentes que o sucederam.
O presidente da Câmara, em outros tempos, teria primeiro que pedir benção a Sarney e seu grupo antes de pensar em qualquer outra atividade no Estado, muito diferente de ontem quando o oligarca decadente teve que esperar primeiro Maia almoçar com parte da bancada federal para depois visita-lo.
Sarney, que nos governos do petista Luís Inácio Lula da Silva impedia até a vinda de ministros ao Maranhão e obrigava o PT maranhense a apoiar a sua candidatura de sua filha Roseana ao Governo do Estado ou quem ele indicasse, já não merece atenção, perdeu a força e o time de se retirar da vida pública.
O velho coronel de Curupu já não tem mais nada a oferecer, seu partido, o MDB, saiu humilhado das urnas em 2018 no Maranhão, elegeu apenas dois deputados federais, dois estaduais, perdeu os dois senadores e ainda viu a debandada de antigos aliados, o que provocou o esvaziamento do grupo que durante cinco décadas conseguiu colocar o Estado entre os mais pobres da Federação.
Blog do Jorge Vieira