quarta-feira, 27 de março de 2019

Deputado Adelmo Soares defende a criação da UemaLeste e ressalta a descentralização do ensino superior 


O deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) destacou, na sessão da última terça-feira (26), a importância da criação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), ao elogiar iniciativa tomada pelo governador Flávio Dino (PCdoB), em aparte ao pronunciamento do colega de Plenário, Prof. Marco Aurélio (PCdoB). Adelmo defendeu também a criação da UemaLeste, para beneficiar os municípios do Leste Maranhense, entre eles Caxias e Codó.
Adelmo Soares elogiou o discurso do colega de partido e confessou que, como deputado oriundo da região Leste, acompanhou o trabalho brilhante e a luta árdua travada pelo Prof. Marco Aurélio para conseguir a instalação da UemaSul, “para que ela pudesse nascer, crescer e está fazendo, de fato, o desenvolvimento educacional da região”.
De acordo com Adelmo Soares, Estados do Nordeste como a Paraíba, o Ceará, o Piauí e Pernambuco investiram na regionalização da educação universitária, o que ajuda no desenvolvimento dos municípios. “São inúmeros os campus e universidades que existem dentro desses Estados. E, evidentemente, que nosso Estado precisava ter essa regionalização da Uema. Acho que foi um grande ganho”, frisou.
União de forças
Ele confessou que o sonho dele agora é unir forças em torno da ideia de criação da UemaLeste. “ Eu sonho agora, como V. Ex.ª sonhou um dia, de que eu, a deputada Cleide Coutinho, o deputado José Gentil, o deputado Rafael Leitoa, o deputado Zito Rolim, possamos nos unir para que a gente possa também lutar juntos pela UemaLeste, e assim a gente possa levar também para nossa região desenvolvimento e ajudar os municípios circunvizinhos, os estudantes, a fazer aqui um centro, como o Centro de Educação Superior de Caxias (CESC-UEMA)”, disse.
Segundo o parlamentar, o CESC-UEMA tem 50 anos, com inúmeros professores com doutorado e mestrado, o que garante que Caxias seja um grande núcleo de desenvolvimento educacional, mas precisa da criação da uma universidade. “É uma cidade universitária à noite. São centenas de pessoas que precisam de fato também ter uma Universidade como a UemaLeste e assim a gente possa desenvolver ainda mais a nossa região. Então, quero me congratular com V. Exa. e dizer que essa é a luta, porque não existe desenvolvimento sem educação”, finalizou.
O deputado Marco Aurélio confirmou no pronunciamento que a descentralização do ensino superior é o caminho para o desenvolvimento. “Deputado Adelmo, V. Exa. toca em um ponto que é fundamental: A descentralização é o caminho para a gente desenvolver o ensino superior no nosso Estado. A perspectiva da Uema em quase três décadas na nossa região foi importante porque ela abriu um caminho, mas ela não conseguia ir além daquela perspectiva”, afirmou.