quinta-feira, 28 de março de 2019

IFMA - Grupo de teatro inicia temporada de ensaios no Campus 

O grupo tem como objetivo proporcionar o protagonismo dos estudantes no ambiente escolar 

O grupo é coordenado pela professora de Arte Vanda Maria Silva Gomes 
O Grupo de Teatro “Escola Encena” do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias iniciou os ensaios para a temporada 2019. Coordenado pela professora de Arte, Vanda Marinha Silva Gomes, o grupo tem como objetivo proporcionar o protagonismo dos discentes da unidade de ensino, possibilitando uma aprendizagem significativa e agregando valores reflexivos, cênicos e educativos. “Todas as ações do grupo são pautadas na perspectiva de colaborar para as superações de algumas dificuldades, como a timidez, os bloqueios de comunicação, além de, é claro, trabalhar sinestesia do corpo relacionada à prática cênica”, destaca Vanda Marinha.


Para ingressar no grupo, os estudantes participaram de um processo seletivo. “A seleção foi feita em três etapas. Buscamos apurar as audições, levando em consideração, aspectos como domínio de palco, dicção, performance facial, domínio de conteúdo, postura, técnicas interpretativas, propagação e adaptação da voz”, frisa João da Silva Silvino, aluno de Ciências Biológicas, que atua como coordenador adjunto no projeto. Ao final, foram selecionados 25 estudantes, sendo 21 atores e 4 responsáveis pela produção. “Assim como eles, pretendo participar dos eventos de artes nacionais, como o Encontro de Artes de Goiânia, Encontro de Artes realizado no IFMA e outros. Nossa ideia é levar cultura e aprendizagem aos alunos e à comunidade”, disse João Silvino, acrescentando que os ensaios estão sendo realizados às segundas e quartas-feiras. “Os ensaios são bastante produtivos e realizados no contra turno dos alunos. Lá todas as técnicas usadas na apuração são ensinadas de forma detalhada, assim promovemos discussão para apresentações futuras”, completou.


“Já são oito anos de Encena”, comemora Vanda.  “Nesses anos, o grupo realizou várias apresentações e ganhou reconhecimento”, aponta a professora citando como exemplo, a participação em eventos institucionais e no Festival Maranhense de Teatro Estudantil, nos anos de 2012 e 2013. “Nesses últimos, o grupo foi premiado e ganhou medalha de honra ao mérito”, concluiu.