sexta-feira, 7 de junho de 2019

Mario Assunção participa de reunião com secretário estadual da Juventude


Representando o legislativo municipal, o vereador Mário Assunção participou de uma reunião com o secretário estadual de Juventude, André Vitral, e o prefeito Fábio Gentil, acompanhado do secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, Arthur Quirino, e da coordenadora de Juventude, Kátia Braga. O encontro aconteceu na terça-feira (4), no gabinete da Prefeitura de Caxias.

O objetivo da reunião foi instituir o Comitê de Enfrentamento à Mortalidade da Juventude Negra. A ideia é tirar do papel políticas públicas para que cheguem aos bairros dando oportunidades à juventude.

Ficou definido durante o encontro que nos meses de julho e agosto acontecerão formações em Caxias e, logo em seguida, o encaminhamento de ações que interfiram na infraestrutura de bairros carentes da cidade, a fim de diminuir a mortalidade da juventude negra por meio da implementação das ações do programa Juventude Viva.

“Nós queremos combater a violência sobre o jovem de periferia. Funciona em nível nacional e estamos investindo em nove cidades que apresentaram o maior índice de violência contra o jovem negro nas comunidades e bairros da cidade. Em Caxias, o objetivo é esse, criar um Comitê Municipal que integre órgãos do estado, município e sociedade civil para propor ações que serão chamadas de Plano Municipal de Juventude Viva, que são um elenco de ações prioritárias para esses bairros e territórios, promovendo a integração da comunidade no contexto da cidade”, explicou André Vitral.


Para o vereador Mário Assunção, “agora é desenvolver ações, tanto na infraestrutura quanto na capacitação, para que o jovem se sinta acolhido, se sinta importante. E, principalmente, que seja contemplado com políticas públicas”.

O prefeito de Caxias destacou a importância da parceria com o governo do Estado. “Demonstra nosso compromisso com os jovens. Precisamos começar a tomar atitudes práticas e essa conversa deu pra ver que dá para ter essa parceria do estado com o município. Percebemos a boa atitude do secretário André que, com certeza, trará para Caxias possibilidades de construirmos um projeto majoritário que irá beneficiar toda comunidade jovem”, disse Fábio Gentil.

(As informações são da Ascom/Prefeitura de Caxias)