quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Assembléia de Deus (povoado Caxirimbu) comemora 20 anos


Por:J. Wilson Cruz 

A igreja Assembleia de Deus Campo do povoado Caxirimbu (2º distrito de Caxias), localizada as margens da MA-034, distante 20 km da sede do municipio, comemorou nos dias 2 e 4 de agosto seus 20 anos de existência. A data foi marcada por uma programação especial, acompanhada do sentimento de gratidão e espirito avivalistico, conferido in loco por este redator. As festividades aconteceram debaixo da unção do Espírito Santo. As belas músicas evangélicas fizeram parte do ato comemorativo, tendo a participação dos vocais Heroínas da Fé (Senhoras) e Adoradores do Rei (Jovens). Os louvores tiveram ainda a participação especial das cantoras Rosângela Bomfim e Lucírio Rios, ambas da AD de Timon-MA.

Durante os três dias as ministrações da palavra de Deus ficaram a cargo dos preletores missionária Joelma Oliveira, e Danildes Carneiro. Paralelamente, o culto festejou também os 20 anos do vocal Heroínas da Fé, que foi oficializado em 1999, mesmo ano de fundação da igreja aniversariante. De acordo com relatos de fieis daquela comunidade cristã, toda essa trajetória foi marcada por lutas e vitorias, que possibilitou num maior amadurecimento espiritual e consolidação eclesiástica.

Os ex dirigentes foram homenageados pela presidência da igreja com recebimento de placas comemorativas. No rol dos homenageados constatam o irmão Antônio Machado, Nonato Farias, Pr. Ribamar Rodrigues, Pr. Manoel Adriano, Elias Pimentel e Pr. Francisco Ferreira. Além destes foi homenageado também o Pr. Caetano Jorge Soares da AD CAXIAS, por ter elevado a igreja a condição de campo.

“Ao longo desses anos, temos visto que esta igreja tem sido abençoada. Todos os obreiros que por aqui passaram contribuíram decididamente para o seu crescimento espiritual e numérico. Não estamos medindo esforços, no sentido de otimizarmos ainda mais esse trabalho e promovermos o engrandecimento do reino de DEUS”, enfatizou o Pr. Presidente da igreja Raimundo Rios. 

Histórico – O pioneirismo desse igreja se deu por conta do irmão Missionário Antônio Machado, enviado pelo saudoso Pr. Heitor Pessoa (em memória), que começou a desbravar o lugar com a realização de evangelismo e cultos nas residências do povoado. Desta forma, o trabalho passou a funcionar como ponto de pregação. Passado algum tempo Antônio Machado deixou o trabalho nas mãos do irmão Teles, que posteriormente passou a responsabilidade para o irmão Vicente. Depois de alguns dias o Pr. Heitor Pessoa oficializou o trabalho como congregação, colocando o irmão Nonato Farias como primeiro dirigente. Na vacância de Nonato Farias assumiu a direção do trabalho o então missionário, na época Ribamar Rodrigues, que passou aproximadamente um ano e sete meses. Na continuidade, o trabalho passou a ser dirigido pelos obreiros irmão Elias Pimentel, Pr. Manoel Adriano e Pr. Francisco Ferreira. Atualmente o campo está sendo presidido pelo Pr. Raimundo Rios. 

ESTRUTURA – Todo o campo denominação Evangélica conta com quatro congregações, incluindo a sede. As congregações estão distribuídas entre os povoados Jacurutu, Lavras e Nazaré. Para atender toda esta demanda de congregados a igreja tem ao seu dispor 02 destemidos obreiros, são eles, os missionários Antônio Medeiros e Gustavo Brito. Estão inclusos ainda no rol obreiros, 05 diáconos e 14 auxiliares. O departamento de senhoras de todo campo vem sendo coordenado pela missionária Deusdelice Rios, esposa do pastor presidente