terça-feira, 6 de agosto de 2019

Servidor publico municipal tem o direito de escolher em qual agencia bancaria manterá conta para recebimento de salário 

                                                                              (imagem ilustrativa) 
Por:Prof. Arnaldo Rodrigues e Consultoria de JRS Advogados Associados
A Prefeitura Municipal de Caxias – MA, após licitação da folha de pagamento, na qual o Banco Santander saiu vencedor, iniciou na data de hoje, 06.08.19, o procedimento da abertura de contas dos servidores, ativos e inativos, públicos municipais, que acontecerá até o mês de setembro, para que estes possam receber seus proventos.

O que a maioria não sabe, é que nenhum servidor é obrigado a manter seu salário na instituição financeira que ganhou a licitação para gerir a folha de pagamento dos servidores municipais.

Pois há resoluções do Banco Central que dar a discricionariedade para os servidores em qual instituição financeira queiram receber seus salários, são elas:

RESOLUÇÃO N° 3402/2006; RESOLUÇÃO N° 3424/2006; RESOLUÇÃO Nº 4.639/2018, dentre outras, que dispõe sobre a prestação de serviços de pagamento de salários, aposentadorias e similares sem cobrança de tarifas.

O processo, na verdade, é bastante simples. Todos os bancos são obrigados a realizar a transferência sem taxas para outra instituição após a solicitação do cliente, serviço esse conhecido como Portabilidade. Mesmo que você tenha financiamentos ou empréstimos com o banco, o valor relativo ao crédito poderá ser descontado em folha e, depois disso, o restante é transferido para a conta indicada.

Qualquer servidor que queira permanecer recebendo seus salários da prefeitura no Banco do Brasil, basta solicitar junto ao Banco Santander que vai gerir a folha de pagamento do município a sua Portabilidade, ou direcionar ao Banco Santander com o documento (ver modelo abaixo) preenchido e solicitar da gerência da instituição que transfira seu salário para a agencia bancaria que queira receber.

Termo de Transferência (Portabilidade)


Ao Banco Santander – Caxias/MA

Sr. (a) Gerente,
Ref.: Conta Nº                            

Titular:                                                        _                                 _,
CPF:                                          _  Empresa/Órgão  PAGADOR:                                                         , CNPJ:                                                                    .

Solicito-lhe que os valores  relativos a salários, proventos, soldos, vencimentos,  aposentadorias, pensões   e similares, creditados até a presente data diretamente na conta de minha titularidade, acima identificada, junto a essa instituição, sejam transferidos, pelo seu total, no mesmo dia do  respectivo crédito e sem   custo, para a conta que mantenho no BANCO (QUE QUEIRA RECEBER), cujos dados estão especificados abaixo, observados os procedimentos estabelecidos na Circular nº 3.336, de 14/12/2006, do Banco Central do Brasil.

A presente solicitação está amparada pelas Resoluções nº 3.402, de 06/09/2006 e 3.424, de 21/12/2006, ambas do Conselho Monetário Nacional, as quais impõem a obrigatoriedade de sua aceitação pela instituição recebedora dos créditos acima mencionados, no prazo máximo de cinco dias úteis, contados   do recebimento dessa solicitação (Res. CMN 3.402/2006, art. 2º).

De acordo com o art. 2º da referida Resolução 3.402/2006, a presente solicitação tem o caráter de instrumento permanente, de modo que a sua eventual revogação está condicionada à minha prévia e expressa manifestação.

Dados da conta de depósitos a ser creditada

BANCO (QUE QUEIRA RECEBER)
Agência:
Conta:

Local e data                                                       Assinatura do solicitante

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROTOCOLO DE RECEBIMENTO

Pedido de transferência de valores relativos a salários, aposentadorias e similares para o BANCO (QUE QUEIRA RECEBER).

Titular / Nome:                                                                                                  Agência:    Conta :     Empresa / Órgão Pagador:                                

| Carimbo do Banco recebedor
|
|
|
                                        ,           de                                             de                .                |