quarta-feira, 11 de setembro de 2019

CMC promove discussão sobre questões ambientais em Caxias 

Pedro Marinho (secretário do Meio-Ambiente) na tribuna da CMC 
A preocupação com as queimadas na Floresta Amazônica ultrapassou as fronteiras nacionais para se tornar um dos temas de maior interesse do mundo. A mesma problemática é sentida no Leste Maranhense. Com o objetivo de despertar a comunidade a fazer uso de ações preventivas contra as queimadas e outras questões ambientais, a Câmara Municipal promoveu segunda-feira (9) um debate sobre o tema "O Meio Ambiente de Caxias".

“Não somos Amazônia, mas somos Pré-Amazônia. E na nossa cidade é uma constante assistirmos a Secretaria de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros serem acionados em razão das queimadas nesse período de seca. Se Caxias fizer o seu papel estará dando exemplo para o nosso país”, destacou o presidente da Câmara, vereador Catulé (PRB), na abertura do evento.

O encontro teve a participação pela segunda vez do secretário municipal de Meio Ambiente, Pedro Fonseca Marinho, que na ocasião proferiu uma palestra enfatizando as ações que o Poder Público vem tomando como determinação para conter a depreciação dos recursos naturais, tanto na cidade como na zona rural de Caxias.

Antes da discussão, houve a apresentação das atribuições e ações da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil (SEMMDC). “Quero agradecer a esta Casa a oportunidade de discutir e de trazer o trabalho que tem sido feito por nossa secretaria, e mais uma vez pedir a colaboração de todos, porque não se faz Meio Ambiente sozinho”, declarou o titular da pasta do Meio-Ambiente. 

As intervenções dos vereadores Sargento Moisés (PSD), Ximenes (PR), Mário Assunção (PPS), Ramos (SD), Thais Coutinho (PSB), Edilson Martins (PSDB), Darlan (PHS) e Luís Carlos (PMDB) chamaram a atenção para o tratamento dos resíduos sólidos, o parcelamento de solo rural, a preservação dos mananciais, os recursos destinados para o Meio Ambiente, a coleta seletiva, a produção da Agricultura Familiar e crimes ambientais.

Na oportunidade, o titular da SEMMDC pediu o apoio da Câmara para as seguintes demandas:

* Delimitação da Área de Proteção Ambiental do Inhamum e demais previstas no Plano Diretor;

* Implementar Plano Emergencial de Recuperação da APA do Inhamum;

* Uso e ocupação do solo (urbano e rural);

* Estabelecer diretrizes para o zoneamento agrossilvopastorial-monoculturas;

* Proteção Micro Bacias - Inhamum, Ouro/Junco, São José e Sanharó;

* Programa de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos;

* Criação do Sistema Integrado de Meio Ambiente (previsto na Lei nº 6938/81);

* Estações rádio base e postes harmonizados.

Ascom/CMC