terça-feira, 10 de março de 2020

Mulheres são homenageadas em sessão solene na Câmara de Vereadores de Caxias 


Com rosas e palavras de empoderamento feminino, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado na noite desta segunda-feira (9) na Câmara de Vereadores de Caxias. Na feita, mulheres foram homenageadas pelos serviços prestados à sociedade caxiense.
"É uma homenagem à mulher caxiense, à mulher que tem colaborado com o engrandecimento e, sobretudo, o desenvolvimento da nossa cidade", frisou o presidente da Câmara Municipal, vereador Catulé (Republicanos), na abertura da sessão solene.
Foram convidadas a ocupar o plenário: a juíza de direito do Fórum de Caxias, Marcela Lobo; a secretária-adjunta da Mulher, Alyne Danyele; a secretária de Saúde, Socorro Melo; a secretária de Agricultura e Pesca, Luciana Costa; a ex-vereadora Jesus Azevedo; a gestora da Unidade Regional de Educação, Marciana Bezerra; a presidente da Comissão da Mulher da OAB Caxias, Francisca Freitas; a comandante da Guarda Municipal, Roseane de Jesus; a 3ª sargento do Corpo de Bombeiros, Dayse Andressa; a tenente da Polícia Militar Renata Façanha, e; a servidora da Câmara Antônia Moraes.
Catulé justificou a ausência do prefeito Fábio Gentil (Republicanos) no evento, em decorrência do chamado de urgência ao tratamento de saúde de sua mãe.
A juíza Marcela Lobo proferiu uma palestra sobre a Lei Maria da Penha, cujo objetivo principal é estipular punição adequada e coibir atos de violência doméstica contra a mulher.
Representando as mulheres do Legislativo Caxiense, a vereadora Aureamelia Soares (PCdoB) subiu à tribuna para levar a reflexão de quanto a mulher ainda precisa lutar para conquistar o seu espaço, seja no âmbito privado ou público.
A palavra foi franqueada aos vereadores:
O vereador Jerônimo (PMN) citou o verso de uma canção que diz que "é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter garra sempre", fazendo uma retrospectiva de todas as vereadoras que passaram pela Câmara de Caxias.
Magno Magalhães (PSD) saudou as mulheres em nome da juíza Marcela Lobo, que recebeu título de cidadã caxiense através de sua proposição.
Pela liderança do governo, Sargento Moisés (PSD) fez menção à secretária de Educação, Ana Célia, justificando a sua falta por estar viajando a trabalho.
Thaís Coutinho (PSB) parabenizou as mulheres através da servidora Antônia. Segundo a vereadora, diferente muitas vezes de homens, a mulher tem capacidade de acumular cargos. "Estimulo a cada mulher a procurar o seu espaço", acrescentou.
Para Repórter Puliça (Republicanos), "comemoram o Dia da Mulher em 8 de março, mas na verdade todo dia é Dia da Mulher".
Darlan (PHS) citou passagem bíblica de Provérbios 31, que diz: "Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias. O coração do seu marido confia nela, e não há falta de ganho. Ela lhe faz muito bem. Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. Bem aventurado é o homem que tem uma mulher".
A palavra também foi franqueada às convidadas:
Na tribuna, a ex-vereadora Jesus Azevedo fez um agradecimento especial à Catulé pela homenagem às mulheres. "Um vereador autêntico, que tem lembrado de comemorar as principais datas festivas da nossa terra. Acredito e penso, você é uma relíquia política de Caxias", declarou ela.
A advogada Francisca Freitas parabenizou as mulheres pelas lutas travadas, disse que muito já foi conquistado, mas ainda muito tem que ser feito, e destacou o papel da Comissão da Mulher da OAB Caxias no empoderamento feminino.
Ascom/CMC