quarta-feira, 29 de abril de 2020

Saiba como evitar acidentes com energia na quarentena 


Energia é um item indispensável na vida de todos, especialmente nesse momento de isolamento social em decorrência da pandemia do coronavírus. E nesse período em que a melhor forma de combater a disseminação da COVID-19 é evitar espaços com aglomeração de pessoas e permanecer mais tempo em casa, também é importante seguir algumas dicas da Equatorial Maranhão sobre como utilizar a energia de forma segura para todos.

Durante o período de isolamento, é preciso redobrar a atenção sobre os cuidados de segurança com energia e manter-se alerta. É importante que o cliente não faça improvisações, como desencapar fios e conectá-los, nem utilizar fios emendados para ligar algum equipamento. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado indicam problemas na instalação que precisam ser corrigidos imediatamente. A instalação elétrica da residência deve ser adequada à carga dos equipamentos que serão utilizados, bem instalada, com boas conexões e aterramento.

Alguns cuidados que devemos ter para utilizar a energia de forma segura são:

A água e energia não combinam e potencializam o risco de acidentes. Por isso, é importante evitar o contato com equipamentos elétricos com as mãos e/ou pés molhados e nunca realizar consertos de instalações elétricas em locais úmidos e molhados;

Para trocar a temperatura do chuveiro é importante que ele esteja desligado e o corpo não deve estar molhado. Além disso, recomenda-se usar calçado de borracha na hora de fazer a mudança;

Antes de trocar uma lâmpada, desligue o interruptor. Não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca. Não exagere na força ao rosquear, pois o vidro pode quebrar em sua mão;

Atenção ao uso do famoso “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo;


Se o incêndio acontecer em circuitos energizados, não jogue água, pois ela é condutora de eletricidade e quem manuseia pode tomar um choque. Desligue a chave geral imediatamente e chame os bombeiros. Se for combater o fogo com um extintor, use apenas o de classe C (a indicação está no rótulo), específico para incêndio de equipamentos elétricos energizados.

Lembre-se de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à energia. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. Também nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes.

Não instalar antenas próximo à rede elétrica, pois há risco de contato na fiação e consequente choque;

Ao fazer pequenos reparos, também é necessário atenção e respeitar a distância mínima com a rede da Equatorial Maranhão. Dessa forma é possível evitar contato acidental de escadas e andaimes com a rede elétrica.

Outro cuidado especial é sobre redobrar a atenção com as crianças em casa, que costumam criar brincadeiras e utilizar objetos que não são brinquedos. Importante sempre colocar protetores nas tomadas, especialmente se houver crianças pequenas em casa. Crianças são sempre curiosas e, devido ao confinamento, pode colocar objetos metálicos nas tomadas ou ligar mais de um aparelho no mesmo ponto de energia sem as devidas precauções.

A Equatorial Maranhão orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a carga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar imediatamente para emergência no 193 ou 192.

Assessoria de Imprensa Equatorial Maranhão