quarta-feira, 24 de março de 2021

Mais um médico caxiense é vitimado pela Covid-19 


O médico psiquiatra César Augusto Dias dos Santos (foto), filho do dentista e professor caxiense Wilson Egídio dos Santos (1931-2012), faleceu de covid-19 na madrugada do dia 14 de março, um domingo, no Hospital Dom Orione, em Araguaína (Tocantins).

A informação é de sua sobrinha, a também caxiense Crystiane Sharon Paula Santos, que me enviou a seguinte mensagem, na noite de hoje, 23/03/2021: "Não sei se você soube, mas o meu tio César (filho do Wilson  Egídio, meu avô) faleceu de covid semana passada... Ele trabalhava como psiquiatra em Tocantins... Como sei do seu apreço pela família, resolvi lhe comunicar."

César Augusto trabalhava há 16 anos, desde 21 de março de 2005, no Hospital de Referência de Araguaína, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, do Governo tocantinense.

A morte do médico caxiense provocou reações em colegas e pacientes. Hilária Maria Pereira Ferreira disse que o médico era "o melhor psiquiatra que tinha em Araguaína". Celene de Maria lamentou a perda e classificou o médico como "excelente profissional". Lucilene Souza observou: "Vai fazer muita falta". Thatyana Saraiva testemunhou: "Perdemos um grande profissional... Fiz meu tratamento com ele e, abaixo de Deus, claro, ele foi responsável pela minha cura..."

Eva Pereira Costa escreveu: "Lamento muito pela morte do médico/ser humano incrível que era aqui na terra. Era paciente dele até o momento. Sei que a ausência dele vai fazer muita falta para todos os seus pacientes. Ele não era apenas um médico, era uma alma generosa que gostava de gente e curava gente junto com Deus. Obrigada, Dr. César pelas escutas durante 2 anos. Foram muitas conversas, conselhos, escutas demoradas. Sim, ele não tinha pressa para que seu paciente saísse da sala, ele amava o que fazia  -- ele sempre me dizia. Agora, nos resta pedir muito a Deus por sua alma e que esteja na moradia do Senhor. Não tenho palavras para expressar a dor por sua perda. Eras meu médico/amigo; serás eternamente lembrado por mim. [...] O Dr. César era muito cuidadoso nos atendimentos, respeitava as orientações contra a doença e terminou sendo infectado e morrendo por esta doença que está deixando milhares de pessoas sem seus familiares, médicos, enfermeiros, dentre outros!"

Segundo sua prima, Rosita Medeiros, César Augusto "sempre foi muito dedicado e muito profissional". 

O caxiense César Augusto Dias dos Santos saiu de Caxias para Brasília, esteve no Ceará e em Goiás. Além de seu pai, Wilson Egídio, também já haviam falecido seus irmãos Carlos e Conceição.

Além de médico, César Augusto, como o pai, era professor universitário, lecionando no curso de Medicina do centro universitário ITPAC (Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos), em Araguaína.

Texto: Edmílson Sanches