quarta-feira, 2 de junho de 2021

Dia 'D' de vacinação contra a Covid-19 mobiliza centenas de caxienses de diferentes grupos prioritários 

O mês de junho começou com o “Dia D” da vacinação contra a Covid-19 em Caxias. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou mais uma vez a vacinação no município e incluiu os seguintes grupos prioritários, seguindo o Plano Nacional de Imunização: trabalhadores de transporte coletivo rodoviário (ônibus, vans, lotações) e ferroviário; mototaxistas credenciados; caminhoneiros de carteira C, D ou E; trabalhadores da limpeza pública e saneamento; trabalhadores da construção civil e indústria.

O secretário de Saúde, Carlos Alberto Martins, falou sobre o andamento da vacinação contra a Covid-19 para os grupos prioritários em Caxias. “A gente vai muito bem no quesito gestão do processo de vacinação. Aqui em Caxias, nós fomos bastantes felizes com essa aplicação, já passamos por várias etapas. No que diz respeito a faixa etária já estamos em 60 anos, e praticamente em fase de conclusão. Foi dada uma parada estratégica para que nós imunizássemos novos grupos prioritários. No dia ‘D’ nós estamos abraçando o pessoal da indústria, do transporte, limpeza pública, saneamento que também foi incluso, em caráter bastante excepcional, a nível de Maranhão. Nós buscamos, digamos assim, a carona da excelente iniciativa do governo do Estado de vacinar o pessoal do saneamento, e, porque não incluir o pessoal do saneamento de Caxias”, frisou.

Para motorista, Lício Araújo, o momento da vacinação contra a Covid-19 era bastante esperado. “Me sinto feliz. Era um momento esperado, esperadíssimo mesmo. Até porque recentemente tanto eu, quanto minha família toda contraímos a Covid-19, e minha esposa chegou a ir para UTI em estado gravíssimo, então esse dia pra mim é tão importante. Eu fico feliz, que não só eu estou sendo vacinado, como os amigos motoristas, mototaxistas, várias categorias”, afirma.

Juracir Ferreira, motorista de autoescola, destacou a importância da imunização contra a Covid-19 para o grupo prioritário. “Eu estava pedindo a Deus para que chegasse logo a hora, porque a gente está em contato direto com aluno, inclusive já fui contaminado com o coronavírus, fiquei bem, graças a Deus. Mas recomendo que quando chegar sua vez, sua categoria, não hesite e venha tomar sua vacina”, disse.

O promotor de vendas industrial, Eudes Soares, fala sobre a tranquilidade que a vacina traz para quem trabalha no setor. “Trabalhar com segurança, com uma preocupação a menos de estar toda hora olhando para o lado, evitando cumprimentar as pessoas. Agora, você pode ficar um pouco mais aliviado e poder fazer nossas funções com mais tranquilidade”, frisou.

Landson Santos, mototaxista, destacou a rapidez no processo de vacinação. “No momento, eu não esperava e nem estava previsto. Eu estava esperando pela minha idade para eu poder tomar, mas eu nunca pensei que chegasse tão rápido assim a vacina para nossa população caxiense, e nem para os nossos colegas mototaxistas como estamos hoje. Com fé em Deus vai dar tudo certo”, disse.

A vacinação está sendo realizada, de segunda à sábado, das 8h às 17h, no Ginásio de Esportes João Castelo, que recebeu inclusive nesse dia ‘D’, uma tenda em frente, no Largo de São Sebastião; e, de segunda à sexta, das 8h às 17h, no Caxias Shopping Center (somente na modalidade drive thru: carro e moto).

A Prefeitura Municipal de Caxias já aplicou 52.203 doses, das 56.827 recebidas pelo município. Estas informações constam no Boletim Epidemiológico atualizado segunda-feira (31).

Ascom/PMC