segunda-feira, 26 de julho de 2021

Duarte, Detinha, Felipe Camarão, Roseana Sarney e Edilázio os super favoritos e puxadores de votos para deputado federal em 2022 

A disputa de 2022 deve ser uma das mais acirradas para o cargo de deputado federal, pois além de boa parte dos 18 atuais parlamentares buscarem a reeleição, nomes de peso já anunciam a intenção de concorrer ao cargo. Baseado no desempenho de alguns personagens e a força política que exercem, cinco nomes são considerados super favoritos e puxadores de voto para a disputa.


O primeiro é Duarte Júnior que pode ser um verdadeiro fenômeno, assim como foram Eliziane Gama (Cidadania) e Eduardo Braide (Podemos), após as eleições municipais de 2012 e 2016, respectivamente. O atual deputado estadual é apontado como um homem que deve chegar fácil aos 150 mil votos, pois além do recall da eleição de 2020, o socialista mantém ativo, atuando por diversos municípios maranhenses. Se mantiver o desempenho do segundo turbo de São Luís, Duarte supera a barreira dos 200 mil votos e ajuda os demais companheiros de partido como Bira do Pindaré e Jefferson Portela.


Detinha é outra que deve facilmente alcançar o quociente eleitoral e ajudar na eleição de outros membros do PL como Júnior Lourenço, Paulo Marinho Júnior e outros. Claro que o desempenho da atual deputada estadual é uma façanha de Josimar de Maranhãozinho conhecido como um dos mais vorazes políticos da atual conjuntura maranhense. Se repetir o desempenho do marido, Detinha chegará próximo dos 200 mil votos, por isso é outra franco favorita.

Felipe Camarão, 
um dos nomes mais badalados do atual contexto político maranhense. Dez em cada dez analistas políticos colocam o atual secretário de Educação como um dos 18 eleitos em 2022. Além de ser considerado um super secretário na gestão Flávio Dino, ele possui forte atuação nas redes sociais e é muito carismático, fatores que potencializam os seus votos e a chance de receber mais de 100 mil votos. Filiado ao PT, ele pode ajudar o partido a ter dois parlamentares maranhenses no Congresso Nacional após muito tempo. Mas há quem torça também para ele ser vice-governador e deixar uma vaga aberta na corrida de deputado federal.

A ex-governadora Roseana Sarney também tem atraído muitos holofotes, afinal alguns apostam que além da sua própria vaga, ela consiga ainda fazer um segundo parlamentar. Apesar da euforia, o mais provável é a parlamentar orbitar entre 100 mil e 200 mil votos, o que seria suficiente para garantir uma vaga. Obviamente que a candidatura da filha de José Sarney é aguardada por muita expectativa, vale lembrar que ela já ocupou esse cargo entre 1991 e 1994.

Por fim, Edilázio Júnior é considerado outro importante puxador de voto, tanto que seu partido – o PSD – deve crescer em 2022. Em 2018, o deputado federal obteve mais de 100 mil votos na disputa e deve superar facilmente essa marca em 2022.

Obviamente que existem outros nomes que deve alcançar a reeleição e também garantir votações importantes, mas os cinco citados são fundamentais para a estratégia dos seus partidos na disputa eleitoral de 2022.

Blog do Diego Emir