sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Amanda Gentil reafirma pré-candidatura a deputada federal 

Amanda Gentil discursa em ato politico da Prefeitura de Caxias
observada pelo prefeito Fábio Gentil

A secretária municipal de Governo de Caxias, Amanda Gentil, reafirmou sua pré-candidatura a deputada federal nas eleições de 2022. A jovem engenheira civil conta com o apoio incondicional do prefeito Fábio Gentil, que confirmou, em entrevista à TV Difusora, na manhã de ontem (2), ser a filha a sua aposta para que Caxias volte a ter um representante na Câmara Federal, a partir de 2023.

Na entrevista, Fábio Gentil ressaltou que após a perda do seu pai e mentor político, o deputado estadual Zé Gentil, e do irmão mais velho, Talmir Rosa, ambos por complicações da Covid-19, Amanda passou a ser o seu principal esteio.

“Com a perda do meu pai e do meu irmão, que formavam comigo um tripé e me ajudavam a superar todos os desafios, encontrei em uma pessoa uma fonte de energia, um estímulo para continuar trilhando o meu caminho. Essa pessoa é a minha filha, Amanda Gentil, que passou a absorver os impactos. Hoje, estou em São Luís e ela continua em Caxias, tomando a frente da gestão, resolvendo os problemas, entendendo que é preciso gostar de gente, que é preciso gostar de trabalhar para enaltecer a cidade”, assinalou. “Tenho certeza que o município de Caxias, que já indicou governador, senador da República, já teve deputado federal e estadual, vai voltar ao cenário político com muita força, pela administração feita e pela valorização ao povo do Maranhão”, enfatizou.

Bom desempenho

Como secretária de Governo, Amanda tem participado diretamente das ações da administração municipal e demonstra inegável aptidão para a vida pública. Seu bom desempenho na gestão de Caxias tem repercussão ampla e altamente positiva nas demais cidades da região Leste do Maranhão. Com tamanho cacife e o incentivo que recebe do prefeito Fábio Gentil, ela vai pavimentando seu caminho rumo à disputa eleitoral, com grande chance de êxito.

Ainda no campo político, Fábio Gentil garantiu que seguirá a orientação do governador Flávio Dino na definição do candidato ao governo que irá apoiar no pleito do ano que vem. “Faço parte do grupo do governador Flávio Dino e aprendi a respeitar hierarquia”, pontuou. O prefeito de Caxias destacou que tem afinidade com o vice-governador, Carlos Brandão.

Fábio Gentil lamentou que Caxias, outrora beneficiada pela atuação parlamentar incansável do saudoso Zé Gentil, tenha, atualmente, dois deputados estaduais que não trabalham em sintonia com o município por serem seus adversários políticos, revanchismo que acaba prejudicando o povo.

Gestão criativa

Sobre gestão, ele destacou as realizações da prefeitura em favor dos caxienses, a maioria com recursos próprios, mesmo na pandemia, citando um ensinamento do seu pai, de que chorar não vai resolver o problema. “Administrar com muito é fácil. É preciso você enfrentar os obstáculos e encontrar as soluções. A população que o elegeu quer um prefeito capaz de fazer tudo isso. Então, a palavra correta é planejamento”, disse. “Aprendi que uma palavra simples, ‘crise’, se você tirar a letra ‘s”, se tirarmos a letra ‘s’, vai ficar a palavra ‘crie’. Então, é preciso criar, encontrar fontes de recursos extras e a gente conseguiu, de uma forma salutar, conversando com todos os empresários, explicando que se a gente ampliasse um recurso, um imposto, e investisse na cidade, todos estariam prontos e aptos a trabalhar em um município melhor”, explanou.

Fábio e Amanda Gentil em diálogo descontraído com o governador
Flávio Dino e o vice Carlos Brandão, no Palácio dos Leões  

Fábio Gentil comentou também sobre o recém-lançado ProUni Municipal, que oferece a estudantes egressos da rede pública e àqueles que cursaram o ensino médico em escolas privadas como bolsistas a oportunidade de ingresso no ensino superior. Segundo ele, a graduação será custeada integralmente pelo Município e a única obrigação do aluno será a de não ficar reprovado. O prefeito também se comprometeu a construir todas as escolas municipais de Caxias em alvenaria. “Até o fim do ano, todas as escolas de barro serão destruídas e darão lugar a estruturas de alvenaria”, anunciou.

Em relação à vacinação contra a o novo coronavírus na cidade, ele assegurou o funcionamento dos três pontos de imunização nos sete dias da semana, sem delimitação de público específico por data. Desde o último dia 30, Caxias a aplicar a terceira dose da vacina contra a Covid-19, sendo uma das primeiras cidades do Brasil a alcançar tal feito. Mencionou, ainda, a queda do número de internações hospitalares no município com o avanço da vacinação.

Diante do cenário de recuo da pandemia, após uma série de medidas restritivas, inclusive lockdown, o prefeito defende a abertura gradativa de todos os setores para que vida das pessoas possa voltar ao normal.