terça-feira, 5 de outubro de 2021

Maranhão recebe mais 230.720 doses de vacinas AstraZeneca e Pfizer 

Imunizantes são destinados a completar o esquema vacinal da população com a segunda dose e reforçar a proteção de profissionais de saúde contra o novo coronavírus

Doses de vacinas contra o novo coronavirus são preparadas para envio
por equipe do Ministério da Saúde 

O Maranhão recebeu mais 230.720 doses de vacinas.contra a Covid-19 das farmacêuticas AstraZeneca e Pfizer. Os imunizantes destinam-se à aplicação da segunda dose em pessoas de 50 a 54 anos e da dose de reforço em profissionais de saúde. Desde o início da campanha de vacinação, o Governo Federal já distribuiu mais de 9 milhões de doses ao estado.

Nesta remessa, que corresponde à 56ª pauta de distribuição, estão sendo enviadas ao Maranhão 124.250.doses da AstraZeneca, fabricadas pela Fiocruz, e 106.470 doses do imunizante produzido pelo laboratório Pfizer.

Desde o início da campanha de vacinação, o Maranhão já recebeu 9.026.875 doses de vacina contra a Covid-19. Destas, 6.508.384 foram aplicadas, sendo 4.066.898 referentes à primeira dose e 2.441.486 como segunda dose ou dose única. Os recursos enviados pelo Governo Federal ao estado, até agora, somam R$ 6,6 bilhões. Os dados são do Vacinômetro, ferramenta do site do Ministério da Saúde que atualiza os dados da campanha de imunização contra o novo coronavírus em todo o território nacional.

Panorama nacional

Para todo o Brasil, já foram distribuídas mais de 300 milhões de doses, até o momento, o que representa mais um importante passo do Governo Federal rumo à imunização completa da população do país. Neste novo lote, o Ministério da Saúde envia, nos próximos dias, mais 7 milhões de doses aos estados e o Distrito Federal.

Nesta distribuição, serão enviadas 3,6 milhões da AstraZeneca e 3,3 milhões do imunizante da Pfizer. Os detalhes estão no 54º Informe Técnico, disponível aqui.

De acordo com a secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite, os informes possuem as orientações técnicas necessárias à continuidade da vacinação da população, até que se alcance o quantitativo total previsto nas estimativas e atualizações do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). O objetivo é que todos completem os esquemas vacinais de forma equânime, incluindo o reforço na imunização.

“Nesta nova distribuição, enviamos vacinas para aplicar a dose 2 e completar o esquema vacinal em pessoas de 50 a 54 anos. Com isso, finalizamos o envio de segundas doses para essa faixa etária. Além disso, enviamos doses para aplicar o reforço na imunização de profissionais de saúde, tão importantes no combate à pandemia. São quase 425 mil doses da Pfizer para esse público”, contou.

O Ministério da Saúde vem reforçando, constantemente, a importância de estados e municípios seguirem as orientações da pasta, discutidas de forma tripartite com as gestões locais do SUS, e do PNO. O quantitativo calculado para segunda dose, por exemplo, considera as remessas já enviadas para a primeira dose, em cada etapa da campanha, respeitando o intervalo recomendado entre as doses. Portanto, o descumprimento dessas recomendações pelos estados pode gerar a falta de vacinas para completar a imunização da população e prejudicar o andamento da campanha.

Até o momento, das 301 milhões de doses distribuídas, 240 milhões foram aplicadas, sendo 147,2 milhões de primeiras doses e 92,8 milhões de segundas doses ou dose única do imunizante. Com isso, 93,1% da população adulta já tomou a primeira dose da vacina e 58,7% já completaram o esquema vacinal. Além disso, 1,08 milhões de brasileiros já receberam no braço o reforço na imunidade.

“Estamos avançando e caminhamos para imunizar toda a população. Por isso, convido a todos que ainda não se vacinaram ou, que porventura, deixaram de tomar a segunda dose, que se apresentem em um posto de vacinação para ser imunizado. Vemos uma queda expressiva nos números da pandemia, e isso se deve à uma ampla campanha. Vamos vencer o vírus”, contou Rodrigo Cruz, ministro da Saúde Substituto,